Notícias / Administração, Trânsito, Serviços Comunitários e Meio Ambiente / 18 de junho de 2018 às 13:35

Consulta Popular marcada para o final do mês

Nos dias 26, 27 e 28 de junho de 2018 ocorre, em todo o Estado, a Consulta Popular. O Vale do Caí já trabalhou os principais projetos de interesse regional e estão habilitados a votar apenas os eleitores com domicílio eleitoral no Rio Grande do Sul.

Os eleitores poderão votar em apenas um dos Programas ou Ações constantes da cédula de votação. Na votação on-line e nos pontos de votação é necessário o número do seu título de eleitor. Caso você não o tenha à mão, o ambiente de votação na internet permitirá pesquisa diretamente no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Como votar:

- ONLINE: pelo site da Consulta Popular ;

- PRESENCIALMENTE: por um aplicativo disponibilizado a representantes dos Coredes e dos Comudes;

- VIA SMS nos dias 26 e 27 de junho: para o número 27902 , com a palavra RSVOTO#(Nº do título de eleitor)#(Nº do programa, de 1 a 10).

Exemplo: RSVOTO#99999999#1 (sem espaços)

O que é a Consulta Popular?

Desde 1998 o Estado do Rio Grande do Sul instituiu, através da Lei nº 11.179, que a população define diretamente parte dos investimentos e serviços que constarão no orçamento do Estado. Esse processo foi denominado de Consulta Popular. Anualmente o Governo do Estado fixa o valor submetido à deliberação da população. Este valor é distribuído entre as 28 Regiões do Estado, de acordo critérios como a população de cada região e o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (IDESE).

Definido o valor para cada região (R$ 2.336.056,96 para o Vale do Caí), o governo e os Conselhos Regionais de Desenvolvimento (COREDES) organizam o processo de discussão em Audiências Públicas Regionais, Assembleias Municipais e Fóruns Regionais. Nos encontros, é construída uma cédula de votação regional, que é submetida aos eleitores gaúchos em um dia de votação da Consulta Popular. Este ano, as opções de voto são:

Fonte: Consulta Popular

Confira na imagem abaixo a cédula de votação com as opções de voto.