Notícias / Saúde e Assistência Social / 06 de julho de 2018 às 07:52

Harmonia é premiada na 2ª edição do Prêmio Boas Práticas da Famurs

Fotos: Anne Caroline Kunzler/ASCOM Harmonia

Foram conhecidos, no final da manhã desta quinta-feira (5), os vencedores do 2º Prêmio Boas Práticas. Inscrita na categoria Assistência Social, Harmonia venceu o terceiro lugar com o projeto ‘Amor Sem Limites’, que funciona desde 2004 atendendo 15 pessoas com deficiência que se reúnem semanalmente e realizam atividades com a arte terapeuta Katherine Bilhar Lerner, contratada especificamente para trabalhar com este grupo. Além disso, uma vez ao mês, são realizadas atividades com mães e familiares cuidadores dos pcd’s, em forma de roda de conversa, trabalhando diversos temas pertinentes ao cotidiano delas juntamente com a Assistente Social Ana Herter.

Todo este trabalho conta com o apoio da equipe do Cras Auxiliadora e da Secretaria de Saúde e ambos os encontros são realizados no Cras. Na rotina do grupo existem, ainda, os dias festivos, que contam com a participação das escolas municipais e estadual, bem como a participação nas festividades do município.

O prefeito Carlos Alberto (Lico) Fink esteve presente para receber a placa e o certificado, representando Harmonia juntamente com o vice-prefeito e secretário da Saúde e Assistência Social, Ernani Forneck, com a primeira-dama Márcia Fink e com a coordenadora da Assistência Social, Jaqueline Schmitz. Para a equipe foi muito gratificante receber esse reconhecimento por um projeto que existe há 14 anos e que contribui tanto na vida desses alunos e suas famílias.

Ao todo, 191 projetos, de 129 prefeituras, disputaram o primeiro lugar em nove categorias: Agricultura, Assistência Social, Comunicação Social, Cultura, Educação, Finanças, Meio Ambiente, Saúde e Trânsito. A solenidade aconteceu no segundo dia do 38º Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, promovido pela Famurs (Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul).

Os primeiros colocados de cada categoria receberam um troféu de bronze. Os segundos e terceiros receberam uma placa e, os demais inscritos, um certificado de participação. Para a avaliação, foram considerados critérios como inovação, criatividade, replicabilidade, sustentabilidade, perenidade e impacto social. O objetivo do prêmio é estimular o intercâmbio e a troca de experiência nos municípios gaúchos, respeitando a diversidade local. A iniciativa contou com o patrocínio do Banrisul e o evento teve ainda a participação do poeta, escritor e palestrante, Bráulio Bessa. (Fonte: Famurs)

Confira a lista completa de vencedores:

Vencedores do 2º Prêmio Boas Práticas

1º - Protásio Alves (Protásio Digital)

2º - Dom Feliciano (Água Boa - Fontes Protegidas)

3º - Santo Antônio do Palma (Projeto PROAGRI)

Assistência Social

1º - São José do Inhacorá (PROJETO CURTA-METRAGEM: Garantia de Direitos na Proteção Social Básica)

2º - Triunfo (Envelhecer: protagonismo de uma história de vida)

3º - Harmonia (Amor Sem Limites)

1º - Pelotas (Seja Doce com Pelotas. Ajude a manter a cidade limpa)

2º - Campo Bom (Conecta Campo Bom)