Notícias / Fazenda / 21 de agosto de 2018 às 08:26

ESB do Brasil deve abrir suas portas em setembro

Fotos: Anne Caroline Kunzler/ASCOM Prefeitura

Após oito meses de preparação e adaptação do prédio para instalação da fábrica, a ESB Elaboradora de Subprodutos de Origem Animal do Brasil LTDA (ESB do Brasil) deve iniciar suas atividades já no próximo mês. Isso porque saiu, na sexta-feira (17), a aprovação emitida pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF) vinculado ao Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal - DIPOA.

Quem confirmou a informação é o sócio da ESB e médico veterinário Daniel Berlitz, em reunião com o prefeito Carlos Alberto (Lico) Fink, o secretário Antonio Kunzler e representantes da Cooperativa Ouro do Sul, Ronei Lauxen e Valmor Jensen, na sexta-feira.

O grupo foi chamado para conhecer as instalações da fábrica, que ficarão sob o comando do Gerente da Unidade, Augusto Hoelz. Segundo ele, a inauguração oficial da empresa está marcada para o início de outubro, mas a fábrica começa a produzir já em setembro. Quanto às contratações, Augusto explica que muitos currículos foram deixados e uma parte da equipe já foi selecionada para dar início aos trabalhos. ‘Interessados ainda podem deixar seus currículos conosco aqui na empresa’, explica.

A ESB é referência na produção, comercialização e serviços de envoltórios naturais (tripas). Com atuação em quatro países, eles mantêm um programa de formação de pessoal, inovando nos sistemas de produção para atender os maiores produtores de embutidos cárneos do Brasil.

Além de novos empregos, a ESB também vai garantir um maior retorno de ICMS ao município. Em contrapartida, o município fez o calçamento e cercamento da área, em função das obrigações sanitárias estabelecidas pelo SIF.

A empresa também investiu em lagoas de tratamento de efluentes, que vai tratar a água utilizada nos processos junto à fábrica.