Notícias / Agricultura / 21 de agosto de 2018 às 15:51

Produção primária de Harmonia inova e aposta em energia solar

Fotos: Anne Caroline Kunzler/ASCOM Prefeitura

Harmonia agora conta com uma das primeiras propriedades rurais (se não a primeira) da região a implantar placas solares para captação de energia. A família de Renato Rohr, da localidade de Vila Floresta, decidiu apostar na geração de energia natural para diminuir os custos com eletricidade na propriedade.

Segundo Daísa Rohr, filha de Renato, as placas foram instaladas pela Ecosul Energias Renováveis no galpão mais novo, construído em 2010 com blocos de concreto e capacidade para 33 mil aves. Este galpão funciona de forma diferente dos convencionais, já que é totalmente fechado e possui exaustores de ar, além de iluminação automática que se adapta aos períodos de luz do dia e ao tempo de vida das aves. Ao todo são cinco aviários, totalizando uma produção de 100 mil aves.

O investimento é de R$ 150 mil, financiado com linha de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), com taxa especial para agricultores. A energia produzida vai abastecer toda a propriedade mais a casa da família, que hoje gasta entre R$ 2 e R$ 3 mil reais por mês em contas de luz.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Leozildo Lira, esteve no local, na quinta-feira (17), para conferir a novidade. Para ele, esse é um dos melhores investimentos que os produtores podem fazer. ‘Estamos falando de energia limpa e renovável e de uma economia gigantesca para o produtor, que poderá investir na propriedade o dinheiro antes gasto com contas de luz’, explica.

Daísa destaca que, como o sistema foi recém instalado, a família ainda não recebeu a fatura para o comparativo da redução dos gastos. ‘Mas já podemos adiantar que teremos sim um valor reduzido com energia’, afirma. Pelos cálculos do secretário Leozildo, com a economia, o investimento deverá ter sido abatido em tempo inferior ao financiamento. ‘Isso porque calculamos que o Renato pagaria, em média, R$ 36 mil de luz por ano. Com essa produção de energia solar, que custará a ele R$ 26 mil por ano, ele paga seu financiamento e ainda tem lucro, gerando uma energia que é inesgotável’.

COMO FUNCIONA

Os sistemas fotovoltaicos são capazes de gerar energia elétrica através das chamadas células fotovoltaicas. As células fotovoltaicas são feitas de materiais capazes de transformar a radiação solar diretamente em energia elétrica através do chamado ‘efeito fotovoltaico’.

Ou seja, as placas fotovoltaicas captam a luz solar, produzem energia que passa pelo novo painel e faz com que o relógio de consumo da propriedade corra para trás, devolvendo à rede a energia que foi consumida. Essa energia pode ser ‘estocada’ e usada para abastecer os geradores em caso de falta de energia elétrica.

20 motivos para a implantação da Energia Solar Fotovoltaica

1. sistema solar fotovoltaicoutiliza uma energia renovável para geração de eletricidade;
  2. Sua fonte de geração de eletricidade é a energia solar, que é infinita e  inesgotável.
  3. É uma excelente opção para o território nacional já que o Brasil tem alta incidência solar;
  4. Alta vida útil do sistema, geralmente superior a 20 anos;
  5. É uma solução economicamente viável cujo valor dos painéis solares vem diminuindo progressivamente;
  6. Seus componentes têm se modernizado, tornando-se mais potentes e robustos para uso;
  7. Apresentam alta durabilidade e segurança para quem quer investir;
  8. É muito fácil de instalar;
  9. Não é um sistema barulhento ou incômodo;
  10. Exige pouca manutenção ao longo dos anos;
  11. A utilização da energia solar fotovoltaicaé totalmente benéfica ao meio ambiente, não o agredindo de qualquer modo;
  12. Evita a emissão de gases poluentes para a atmosfera;
  13. Produção de energia limpa;
  14. Pode ser implantado em locais distantes através de sistemas isolados e autônomos, sem conexão com a rede convencional de abastecimento - os Sistemas Off-grid;
  15. Segurança em sistemas que não podem sofrer interrupção de energia- garante a ininterrupção do fornecimento de energia devido ao uso de baterias que armazenam parte do que foi capturado;
  16. Permite que as residências que implantam um sistema solar fotovoltaicopróprio se vejam livres ou parcialmente livres das contas mensais com energia elétrica;
  17. Os imóveis e as propriedades que investem na geração de energia renovável ficam instantaneamente mais valorizados no mercado imobiliário;
  18. Redução do custo e uso de combustíveis fosseis;
  19. O segmento de energia solar fotovoltaicaemprega milhares de pessoas no Brasil;
  20. Garante conforto para todos que optam pela implantação do sistema, independente para qual utilização foi direcionado.

(Fonte: Solar Brasil)