Notícias / Educação / 03 de setembro de 2018 às 14:41

Harmonia sediou encontro de secretários

Na última quinta-feira (30) ocorreu no Centro de Convivência do Parque Municipal José Albino Jacoby de Harmonia o encontro regional de Secretários, Conselheiros e Coordenadores Pedagógicos da Educação do Vale do Caí, os participantes foram recepcionados com um belo café colonial.

Posteriormente Fabiano de Campos Silva,  Secretário Municipal de Educação   saudou os presentes, dando-lhes as boas vindas,  logo após os alunos do 5° ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prudente de Moraes, juntamente com o professor de música João Schmitt animaram os presentes com três músicas. Joãozinho disse que aulas são realizadas dentro do período escolar com turmas do 1º ao 5º ano, nas três escolas da Rede Municipal, após o 6° ano  alguns alunos continuam o aprendizado na ACEFH, Associação Cultural  do município, inclusive alguns de seus alunos,  hoje  são seus colegas na faculdade de música.

Após a apresentação cultural a Profª Me. Tatiane Isaia, representante da IMPARE Educação realizou uma explanação com a  seguinte temática: ‘A construção dos Currículos e dos PPPs a partir da BNCC: operacionalizando os trabalhos e articulando as Etapas da Educação Básica’, na qual foram  aprofundados os seguintes tópicos de discussão e de reflexão: Como iniciar o processo de (re)elaboração do Currículo e dos PPPs;  Como articular as equipes diretivas nesse processo;  Qual o papel dos docentes frente a escrita desses documentos;  Como organizar os Grupos de Trabalhos envolvendo as equipes diretivas e os docentes;  Quais materiais devem ser disponibilizados às equipes diretivas e aos docentes e onde encontrá-los;  O que deve estar presente no Currículo para que haja articulação entre as Etapas da Educação Básica e para que ele fique alinhado à BNCC;  O que deve estar presente nos PPPs, tendo em vista a BNCC; e Qual o papel do Sistema Municipal de Educação no processo de (re)elaboração do Currículo e dos PPPs.

Dando seguimento o Prefeito Municipal Carlos Alberto Fink (Lico) enalteceu que a educação não se restringe apenas à sala de aula, vai além! ‘Percebe-se a importância de toda equipe envolvida com a educação. Secretários, coordenadores, técnicos, diretores e professores. Um verdadeiro trabalho em rede.’

Finalizando o encontro os grupos reuniram-se separadamente em quatro ambientes para discutirem as pautas de cada área.