Notícias / Fazenda / 19 de setembro de 2018 às 10:40

Alunos debatem programas de incentivos econômicos em Harmonia

Alunos do 2° ano

Na manha desta terça feira, 18 de setembro, o secretário da Administração e Fazenda Antonio Kunzler, acompanhado do Sr. Renan Schaurich, assessor de controle do índice de participação dos municípios e retorno de ICMS, participaram da roda de conversa com alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Jacob Hoff. Recepcionados pela professora de sociologia Anelise Altenhofen, falaram inicialmente dos programas de incentivo a indústria, comércio e serviços, desenvolvidos no âmbito municipal.

O Secretário Antonio apresentou o Programa Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social, Industrial e de Geração de Emprego e Renda de Harmonia - PRODESI, para fins de fomento e incentivo às atividades econômicas, industriais e comerciais, o Programa CRESCE COM HARMONIA, que visa incentivar as microempresas, empresas de pequeno porte e empreendedor individual e outras.

For fim, explanou sobre o Programa de incentivo à arrecadação no Município de Harmonia, no caso a campanha de estímulo à aquisição de mercadorias e serviços de estabelecimentos do município de Harmonia/RS, bem como autorizado a realizar sorteio aos que utilizem o comércio ou prestação de serviços localizados no âmbito do município, denominada "Harmonia Crescendo com Você".

O secretário coloca que todo cidadão tem direito a saúde, educação e muitos outros benefícios garantidos na constituição, o nosso dever em contrapartida é pagar os nossos tributos. O tributo é uma quantia em dinheiro que as pessoas pagam para que o governo possa atender as necessidades da população. Com o dinheiro dos tributos o governo pode asfaltar ruas, colocar iluminação, saneamento, construir e manter as escolas, unidades de saúde, pagar os professores, médicos, funcionários públicos e manutenção e construção de prédios e espaços públicos.

Entenda o programa:

Por meio da iniciativa da Prefeitura em parceria com a ACIS foi lançada em 2018 a campanha ‘Harmonia Crescendo Com Você ‘- Compre em Harmonia e concorra a um carro zero KM. Pela iniciativa, os participantes irão concorrer ao sorteio de um carro 0km em janeiro de 2019.

Para participar da campanha é preciso adquirir produtos ou serviços nos estabelecimentos harmonienses. Para se habilitar ao sorteio, os participantes receberão cupons numerados distribuídos diretamente pelo órgão fazendário do Município, mediante a apresentação de documentos fiscais com CPF, emitidos a partir de 1º de janeiro de 2018.

A cada R$ 100,00 em notas fiscais e ou cupons fiscais relativos à aquisição de mercadorias e ou serviços dará direito a uma cartela emitida pela administração municipal para concorrer ao carro. Estes valores são acumulativos. Quando a nota fiscal ou somatório das notas apresentadas for superior a R$ 2,5 mil, além de 25 cupons, dará direito a um vale-compras no valor de R$ 25,00 para compras no comércio local conveniado.

Pela iniciativa, o município também passa a implantar o Programa de Integração Tributária (PIT), em parceria com o SEFAZ - NFG (Programa Nota Fiscal Gaúcha). Assim, para participar do sorteio é preciso estar cadastrado junto ao Nota Fiscal Gaucha. Além de participar da campanha ‘Harmonia Crescendo com Você’ o participante estará também concorrendo a R$15.000,000,00 em prêmios do Nota Fiscal Gaúcha e R$15.000.000,00 em repasses a entidades sociais ( Unidade de Saúde, Escola Estadual, CRAS) O cadastro poderá ser feito diretamente no siteWWW.notafiscalgaucha.rs.gov.br ou CRAS (Centro de Referencia e Assistência Social) e na Unidade de Saúde.