Notícias / 30 de dezembro de 2019 às 13:30

Município doa terrenos para ampliação de empresas de bebidas

Localizada na nova Área Industrial do Morro Azul, construções dos prédios da UP Bebidas e MS Sucos irão permitir crescimento de produção e novas contratações

Município doa terrenos para ampliação de empresas de bebidas

O ano termina com mais uma etapa concluída no processo de implantação da nova área industrial do município, na localidade do Morro Azul (junto com a estrada que liga Harmonia a Tupandi). Nas últimas terça (24) e sexta-feira (27) foram oficializadas as doações de terrenos para as empresas Inova Indústria e Comércio de Bebidas LTDA (UP Bebidas e MS Indústria e Comércio de Sucos LTDA (MS Sucos). A assinatura dos contratos, pelo prefeito Carlos Alberto (Lico) Fink, secretário municipal de Administração e Fazenda, Antônio Kunzler e os representantes das empresas, ocorreram na Prefeitura. Agora as duas empresas têm o prazo de um ano para o início das construções das instalações e dois para o começo das atividades no novo local.

"A doação tem a finalidade de estimular a indústria, o comércio e a implementação do setor produtivo do município, que promovam a geração de emprego, renda, que possibilitem o incremento das receitas públicas", destaca Lico. Os pedidos das empresas vieram por meio de dois programas municipais, Cresce com Harmonia, implantado em 2015 pela Secretaria Municipal de Administração e Programa Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Industrial (Prodesi), criado pela Lei Municipal 557/2002.

Os projetos foram analisados pelo Conselho Gestor Municipal, responsável pela avaliação dos projetos de pedidos de apoio dentro dos programas de benefícios. O Conselho é formado pelo secretário municipal da Fazenda, Antônio Kunzler, pelos representantes da Secretaria de Administração, Trânsito e Serviços Comunitários, Michael Weber Reichert, e de Obras e Viação, Cláudio Ricardo Altenhofen, além da contadora da Prefeitura, Marguit Lauermann Flach e de um representante da Associação Comercial e Industrial de Harmonia (Neiva Dahmer ou Lourenço Weber.

DIVISÃO

A nova área industrial tem 13.221,25 metros quadrados. O terreno foi desapropriado em março, pelo Decreto 1175/2019, em uma negociação amigável com os antigos proprietários da área. No mês seguinte, Lico assinou a escritura e repassou aos ex-donos os R$ 175 mil da avaliação do terreno. A preparação do espaço ocorre dentro do Programa Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Industrial (Prodesi).

Com 3.745,46 m², o terreno irá abrigar no caso A área entregue à da UP Bebidas, tem 3.745,46 m², onde a empresa vai construir um pavilhão de 600 m² abrigando a linha de produção, escritório, showroom, garagem e depósito, além do pátio de carga e descarga. Criada em 2014, a empresa hoje funciona no Centro da cidade, em um espaço alugado e que já não comporta mais as necessidades de produção. Já a MS Sucos, atualmente em funcionamento na vizinha de Pareci Novo, terá à disposição 8.000,20 m2. Seu projeto também prevê a construção de um pavilhão, para abrigar a linha de extração e processamento de sucos, câmaras frias, escritório e, depósito.

Fotos: Anderson Machado/ C5NewsPress