Notícias / 31 de dezembro de 2019 às 08:30

Prefeitura solicita que população não desperdice água

Altas temperaturas provocam grande aumento no consumo do sistema que atende mais de 1,6 mil residências e estabelecimentos comerciais e rurais

Prefeitura solicita que população não desperdice água

Naturalmente no verão há um grande aumento no consumo de água, mas também os casos de desperdício deste bem precioso. Atitudes como banhos prolongados, deixar a torneira ligada ao escovar os dentes ou ao lavar o carro e a calçada aumentam os riscos de desabastecimento em um momento em que tanto as famílias quanto os produtores rurais demandam de mais água para as pessoas, animais e a produção.  Isso vale para as mais de 1,6 mil famílias e estabelecimentos rurais e comerciais atendidos pelos 19 poços artesianos (com 16 reservatórios) do sistema de abastecimento do município.

Apesar dos três novos reservatórios instalados este ano na Área Industrial, Morro Santo Antônio e Vila Floresta (cada uma a capacidade para 30 mil litros) e da previsão de perfuração de mais dois poços para 2020, é sempre necessário cuidado com a água em períodos de calor extremo ou de estiagem.

Por isso, siga as dicas:

• Feche a torneira enquanto estiver escovando os dentes, lavando roupa e ensaboando a louça. Enxágue toda a louça de uma só vez.
  • Elimine vazamentos e conserte torneiras mal ajustadas.
  • Não use a mangueira como vassoura para eliminar a sujeira do quintal e da calçada.
  • Use o regador para molhar as plantas e jardins e opte por fazer de manhã ou à noite, quando a evaporação da água é menor.
  • Não lave carros com mangueira. Opte por baldes com água e pano.

• Reutilize a água despejada pela máquina de lavar para limpar o quintal e a calçada.