Notícias / 09 de janeiro de 2020 às 07:29

Confirmados novos recursos para infraestrutura e veículo em 2020

São pouco mais de R$ 500 mil, que se somam a outros R$ 1,23 milhão anunciados no final de 2019, abrangendo pavimentações, vídeo monitoramento e um caminhão

Rua Félix Frozi e as vias as outras vias do loteamento receberão calçamento em PAVS

Além dos asfaltamentos da Estrada de São Benedito (que deve começar nos próximos dias), da terceira etapa da Transcitrus, e da aquisição de mais quatro câmeras para o sistema de videomonitoramento da cidade (cuja licitação deve ser lançada ainda neste mês), Harmonia teve confirmada para este ano outros R$ 525.250,00 em recursos federais. Dinheiro que será usado no calçamento das ruas do Loteamento Parque Harmonia, na entrada da cidade, e na aquisição de um caminhão para a Secretaria Municipal de Agricultura. O valor já foi empenhado e depende agora de assinatura de convênios via Caixa Econômica Federal - o que ainda não tem data marcada.

Para as duas frentes, os recursos são oriundos de emenda parlamentar da bancada do PTB na Câmara dos Deputados. No caso das pavimentações, serão R$ 286.500,00 da União, mais R$ 10 mil de contrapartida da Prefeitura, para o calçamento com bloquetos de concreto (PAVS) das quatro ruas do Loteamento Parque Harmonia, na entrada da cidade. O projeto de calçamento ali já existe desde 2018, quando a prefeitura definiu em reunião com os moradores que eles se encarregariam da construção das calçadas.

Já no caso do caminhão, os recursos virão do Ministério da Agricultura, pelo Programa de Patrulhas Agrícolas. O investimento no veículo será de R$ 238.750,00 de verba federal, mais R$ 142.250,00 pagos pela prefeitura, em contrapartida. O caminhão será utilizado para as ações em parceria com a Secretaria de Obras para atendimento das comunidades do interior, como ocorre hoje com outras máquinas divididas entre as duas pastas.

ASFALTOS E CÂMERAS

No caso de São Benedito, o asfaltamento vai abranger 614 metros da via que liga o entroncamento com a Estrada para Saudade até a divisa com Tupandi, passando pela Rua São Benedito (próximo à Escola Municipal Prudente de Moraes). O investimento será de R$ 652.080,63 em recursos oriundos do Ministério da Agricultura, também por meio de emenda da bancada gaúcha do PTB na Câmara dos Deputados. Também é esperado este começo de ano o início do asfaltamento da terceira das quatro etapas do traçado da Rodovia Transcitrus no Município. No total, serão pavimentados agora mais 380 metros, ao custo de R$ 459.291,00, conseguidos junto ao Ministério do Turismo. A Transcitrus liga seis municípios dos Vales do Caí e Taquari e já teve asfaltado pouco mais de 2 quilômetros em Harmonia em 2017e 2018, a partir do acesso à Vila Floresta junto ao Parque Municipal. Depois dessa terceira etapa, o último trecho no Município será de 620 metros até a divisa com Pareci Novo.

Já quanto às câmeras de vídeo monitoramento, a Administração Municipal teve confirmado o repasse de R$ 100 mil do Ministério da Justiça, liberados via emenda parlamentar do deputado federal Heitor Schuch (PSB). E está prevista a contrapartida de R$ 24.619,61 dos cofres municipais. Os equipamentos, que serão licitados nas próximas semanas, ficarão em vias junto ao Parque Municipal, cemitério, praça central e pórtico de entrada no Morro Azul. Eles vão se somar às duas câmeras já instaladas e interligadas com a Brigada Militar, situadas nas duas principais entradas da cidade.