Notícias / 11 de fevereiro de 2020 às 11:42

Gerador de energia elétrica é instalado no Centro de Saúde

Com investimento superior a R$69 mil, equipamento permitirá atendimento no local mesmo em eventuais quedas no fornecimento de energia

Gerador de energia elétrica é instalado no Centro de Saúde

Desde a última quarta-feira (5) o Centro Municipal de Saúde conta com um gerador de energia elétrica. O equipamento representou um investimento de R$69,8 mil (que incluiu compra e instalação), pagos com a emenda parlamentar do deputado federal Maurício Dziedricki (PTB/RS). Em julho do ano passado, Maurício esteve no município e anunciou o repasse de R$100 mil para a Saúde. Além do gerador, o restante do valor foi utilizado no custeio de remédios.

Com o novo equipamento, pacientes e funcionários não precisam mais se preocupar com eventuais falta de luz. O gerador, movido a óleo diesel, é acionado automaticamente em casos de oscilações na rede e diminuindo os riscos de queima de equipamentos. ‘Mas o grande benefício do gerador é permitir o pleno atendimento à população, evitando a desmarcação de consultas e outros transtornos’, salienta o secretário municipal de Saúde, Ernani Forneck.

A falta de luz, recorrente no município, principalmente após temporais, já foi tema de várias reuniões entre a Administração Municipal e a RGE Sul. Entretanto, com a permanência dos casos de oscilação de energia, o Município se viu obrigada a instalar o gerador para evitar maiores prejuízos.

Nos últimos três anos a demanda de atendimento no Centro de Saúde cresceu 10,5%, tendo como principal motivador o aumento populacional. Em 2016 eram 1.176 consultas mensais, já no ano passado, foram 1,3 mil atendimentos no local, incluindo consultas especializadas, entre elas dentistas e psiquiatra e atendimentos ambulatoriais. Tais números reforçaram a necessidade da instalação do gerador no posto. ‘Este aumento no atendimento é reflexo da chegada de novos moradores, gerando a necessidade de ampliação dos trabalhos’, destaca Ernani.

O Centro de Saúde funciona de segundas as quintas-feiras, das 7h30 às 20 horas; nas sextas-feiras, das 7h30 às 18 horas e nos sábados, das 7h30 às 11h30 .

Todo o processo de compra e instalação do gerador esteve a cargo da empresa mineira Geraforte Grupos, vencedora do pregão ocorrido em outubro do ano passado.

Saúde foi alvo de grandes investimentos

Nos últimos anos, a área da saúde recebeu vários investimentos por parte do poder municipal, tendo entre os destaques a ampliação da frota da secretaria com a aquisição de  cinco veículos, totalizando R$ 532,8 mil investidos.  Já as dependências do Posto de Saúde também foram alvos de investimentos  com o  novo calçamento e a aquisição d o terreno ao lado do posto para futura ampliação do espaço.

Fotos: Anderson Machado/ C5 NewsPress