Notícias / 11 de fevereiro de 2020 às 09:07

Praça Pedro Bertoldo Gewehr ganhará banheiros definitivos

Com recursos próprios, Prefeitura investirá mais de R$100 mil na construção do banheiro público na praça central; obras devem iniciar ainda este mês

Praça Pedro Bertoldo Gewehr ganhará banheiros definitivos

A Praça Pedro Bertoldo Gewehr, no Centro, receberá nas próximas semanas novos investimentos, desta vez, se trata da construção do banheiro público em alvenaria, substituindo os atuais banheiros químicos disponíveis no espaço. Com o custo de R$ 105.791,11, a obra será paga com recursos próprios do Município e prevê a instalação de sete sanitários, sendo quatro para o banheiro feminino, e mais três mictórios .

Para o andamento do projeto, na manhã dessa segunda-feira (10), o arquiteto da Prefeitura Amadeo Ledur e o prefeito Carlos Alberto (Lico) Fink estiveram na praça onde definiram o local de implantação dos banheiros. A estrutura será construída ao lado do palco central, junto à divisa leste. A obra, a cargo da empresa Macrosul Construções de Pareci Novo, deve iniciar ainda neste mês, com a previsão de conclusão de quatro meses. ‘Além de atender a população, a estrutura em estilo enxaimel irá embelezar ainda mais a praça e, ao mesmo tempo, valorizar as origens alemãs’, comenta Amadeo.

Desde janeiro de 2019, a praça central recebeu cinco banheiros químicos, sendo uma solução provisória, como explica Lico. ‘Era necessário para atender os frequentadores da praça, mas agora, conseguimos recursos suficientes para a construção dos banheiros em alvenaria, oferecendo maior conforto e segurança à nossa população e também aos visitantes’. Inaugurada no final de 2017, o local se tornou um dos principais pontos de encontro entre os harmonienses e visitantes, e desde então, recebeu várias melhorias. Como exemplo, no ano passado houve a finalização da segunda etapa de implantação da praça, na ocasião foram instalados bancos, postes de iluminação, construção do palco central e trabalhos de paisagismo. Já neste ano, no final de janeiro, foram plantadas 15 novas árvores no espaço. Além da construção do banheiro público, a Prefeitura trabalha também no projeto da colocação de um letreiro com o nome da cidade na praça, ainda este ano, criando um monumento turístico, propício para fotos e selfies.

Fotos: Anderson Machado / C5 NewsPress