Notícias / 14 de fevereiro de 2020 às 11:54

Município vacina 16 novilhas contra brucelose bovina

Produtores harmonienses contam com serviço gratuito de aplicação da vacina em seu rebanho; dose obrigatória evita aborto nas fêmeas

Município vacina 16 novilhas contra brucelose bovina

A secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente realizou na última semana a vacinação de 16 novilhas contra a brucelose bovina em sete propriedades no município.  A aplicação da dose é obrigatória para todas as fêmeas das espécies bovina e bubalina entre 3 a 8 meses, sendo regulamentada pelo Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal - PNCEBT, instituída em 2001 pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA

A doença infecto-contagiosa é provocada por bactérias do gênero Brucella, atingindo principalmente as fêmeas, e uma das principais responsáveis pelos abortos e outras infecções no rebanho, provocando perdas na produção. Para evitar tais danos, desde a contratação do veterinário Luís Henrique Druzian, pela Prefeitura, em abril do ano passado, a aplicação da vacina é realizada gratuitamente, tendo o produtor, apenas o custo da dose. ‘O fato de termos convênio com um médico veterinário diminui em muito o custo total para o produtor’, afirma o secretário municipal da pasta, Leozildo Rodrigues Lira.  Em relação à vacina, o veterinário destaca sua eficiência. ‘Este procedimento é fundamental para a saúde do rebanho, evitando prejuízos para o produtor, além de evitar a transmissão da doença para pessoas’.

Um dos produtores beneficiados com a ação foi Plínio Henz, morador da localidade de São Benedito, no interior do município. Apaixonado pelos animais de sua propriedade, Plínio teve três novilhas vacinadas, sendo elas originadas de um touro da raça Indubrasil e que pesa aproximadamente 800 quilos, sendo ele a estrela da propriedade.

O serviço está disponível para todos os produtores, sendo necessária a solicitação do pedido junto à secretaria.  Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3695-1111