Notícias / 21 de fevereiro de 2020 às 11:22

Harmonia deve integrar projeto regional para melhoria em iluminação pública

Municípios da região articulam busca de recursos via Consórcio Ciscaí, em Chamada da Caixa para troca de redes antigas antigos por sistemas de led

Prefeito e presidente do Ciscaí, Carlos Alberto (Lico) Fink, em reunião com representantes dos municípios de São Sebastião do Caí, Montenegro e da Cai

As prefeituras de Harmonia e de outros municípios do Vale do Caí devem se unir para se inscrever, até o próximo dia 6, no edital da Caixa Federal para projetos de melhoria e manutenção de sistemas de iluminação pública através de parcerias público-privadas (PPPs). Esse é o prazo de envio de propostas para a Chamada Pública nº 001/2019 da Caixa e a articulação está sendo feita via Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Caí (Ciscaí) para atingir a população mínima de 100 mil habitantes exigida no edital.

Conforme o prefeito harmoniense e presidente do Ciscaí, Carlos Alberto (Lico) Fink, a ideia é apresentar um plano conjunto para a troca de sistemas com luminárias e lâmpadas de vapor de mercúrio por sistemas com led - mais econômicos, eficientes e ambientalmente seguros. Como trata-se de PPP, a iniciativa abrange a terceirização não só da substituição da rede de luminárias, mas também de sua manutenção pelo prazo de 20 anos. Isso porque os recursos federais para o edital estão sendo disponibilizados através do Fundo de Apoio à Estruturação de Projetos de Concessão e PPP (FEP), do Ministério da Economia.

REUNIÃO

A estratégia foi alinhavada em uma reunião presidida por Lico na última quarta-feira (19), na sede do Ciscaí em Montenegro. O encontro teve a participação do assessor jurídico da entidade, Júnior Fernando Dutra, e do diretor Agenor Rigon, além do prefeito de São Sebastião do Caí, Clóvis Duarte, e de representantes da Prefeitura de Montenegro e da Caixa Federal. ‘Também já fizemos contato com todas as outras prefeituras que integram o Consórcio e todos os prefeitos manifestaram interesse na iniciativa’, assinala Lico.

O Siscaí abrange os 20 municípios do Vale do Caí, mais Boa Vista do Sul, Colinas, Imigrante, Poço das Antas, Tabaí, Triunfo e Westfália.  "É um projeto importantíssimo, que, além da maior eficiência no serviço, vai representar diminuição significativa dos custos com a iluminação", salienta Lico. Igualmente importante, segundo ele, é a possibilidade de apresentação de propostas via consórcio, já que a maior parte dos municípios ligados ao Siscaí têm população menor que 10 mil habitantes. Após a etapa de inscrições, que termina dia 6, a Caixa deve divulgar até 30 de abril os projetos selecionados para integrar o programa. A partir daí vem as etapas de contatação, liberação de recursos e execução dos trabalhos.