Notícias / 19 de março de 2020 às 08:22

Últimos dias para retirada de guias de pagamento de alvarás na Prefeitura ou online

Empresas têm até 31 de março para realizar pagamento de taxa referente ao funcionamento de suas atividades no município

As guias de pagamento das taxas referentes ao Alvará de Funcionamento 2020 de estabelecimentos comerciais no município estão disponíveis até 31 de março. O documento pode ser baixado pela internet, através do link: http://187.84.58.38:8080/multi24/sistemas/portal/# ou entrando na página inicial do site da Prefeitura, https://www.harmonia.rs.gov.br/web/, clicar na aba Consulta de Débitos, que irá direcionar a uma nova janela, clicar em Tributação e após no item Consulta de Débitos novamente.
Outra opção para a retirada dos guias é de forma presencial, diretamente na recepção da Prefeitura, em horário de expediente, de segundas as sextas-feiras, das 8 horas às 11h30 e das 13 horas às 16h30. Em ambos os casos, o vencimento ocorre em 31 de março, tendo como única opção o pagamento á vista.
‘Estes recursos são fundamentais para a saúde fiscal do município, que desta forma consegue manter seus trabalhos, além de realizar investimentos’, destaca o secretário municipal de Administração e Fazenda, Antônio Kunzler. Ao todo são 358 empresas cadastradas em Harmonia.

O que é alvará de funcionamento?

É um documento obrigatório e imprescindível para que uma empresa possa atuar de forma legal. Emitido pelas prefeituras, ele comprova aos órgãos de fiscalização, fornecedores, clientes e a sociedade como um todo que a empresa está apta a realizar suas atividades naquele lugar.
‘Isso proporciona mais segurança desde o pequeno ao grande empresário, aos seus funcionários, clientes, fornecedores e todas as pessoas que estão diretamente ligadas ao seu negócio’, destaca Antônio. No casos das empresas que não possuem o documento, elas correm sérios riscos de sofrer sanções, o que envolve o pagamento de multas altíssimas.
Site da Prefeitura conta com outros serviços para contribuintes
Além dos guias de pagamento de Alvarás de Funcionamento, o site da Prefeitura também conta com outros serviços aos contribuintes harmonienses, sejam elas pessoas físicas ou jurídicas. Entre elas, a consulta e emissão de segundas vias de tributos municipais como Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e contas de água. ‘A implantação desde sistema facilitou a vida dos contribuintes que não precisam mais se locomover até aqui na Prefeitura, tendo acesso direto ao celular ou computador ‘, destaca o servidor do Setor de Tributação, Luis Felipe Bevilacqua Rodrigues.
Para ter acesso a estes serviços, basta o contribuinte entrar no site da prefeitura, https://www.harmonia.rs.gov.br/web/, abrir na aba Consulta de Débitos, após em Tributos e por fim escolher quais dos itens a ser observado. Para a consulta e emissão é preciso que a pessoa esteja cadastrada no sistema, caso não esteja, o cadastro é rápido sendo necessário informar alguns dados. Após cadastro realizado com sucesso, o contribuinte entra com o CPF ou CNPJ e senha.