Notícias / 21 de março de 2020 às 14:37

Vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira (23) no Cras

Serão três etapas até o dia 22 de maio, começando pelos idosos e trabalhadores em saúde - mudança de local foi para diminuir risco com o novo coronavírus

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe comum) em Harmonia começa nesta segunda-feira (23) e vai até 22 de maio. Este ano, as vacinas serão aplicadas no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) - Rua Vinte e Cinco de Julho, em frente ao Supermercado Harmonia. E não no Centro Municipal de Saúde, como nos anos anteriores. O horário é das 8 horas ao meio-dia e das 13 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. É importante levar o cartão de vacinação.

Conforme o secretário Municipal de Saúde, Ernani Forneck, a mudança de local é para diminuir a circulação de pessoas no Centro de Saúde, por conta de prevenção ao novo coronavírus (Covid-19). "É uma proteção para todos", completa. Ele lembra que, apesar da vacinação ser para a gripe comum, é importante que todos os que precisem tomem as doses.

A vacinação será dividida em três fases: a partir de segunda-feira, 23 de março, o foco será os idosos e profissionais da saúde. No segundo momento, a partir de 16 de abril, será a vez dos professores de escolas públicas e privadas e profissionais das forças de segurança e salvamento.

Por fim, no dia 9 de maio, mesma data do Dia D de mobilização, inicia a vacinação para crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas (mães de bebês recém nascidos), portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas. Também integram esse grupo indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Influenza foi antecipada pelo Ministério da Saúde devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-9), apesar dessa vacina não prevenir contra o novo vírus. "A antecipação visa proteger a população contra a influenza além de diminuir o impacto sobre os serviços de Saúde. Vale lembrar que os sintomas da gripe são semelhantes aos do coronavírus e essa antecipação deve reduzir a circulação de influenza", explica o enfermeiro José Roberto dos Santos.

Serviço:

O quê: Vacinação contra a gripe

Onde: Cras (Rua 25 de Julho, em frente ao Supermercado Harmonia)

Quando: das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, de segunda a sexta-feira

A vacinação será em três fases:

A partir de segunda-feira (23) - Idosos e profissionais da saúde.

16 de abril - início da etapa para professores de escolas públicas e privadas e profissionais das forças de segurança e salvamento.

9 de maio - etapa para crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas (mães de bebês recém nascidos), portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Também integram esse grupo indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.