Notícias / 03 de abril de 2020 às 17:07

Prefeito decreta Emergência pela estiagem e adapta decreto sobre o coronavírus

Levantamento dos danos da seca deve ser concluído até segunda-feira, mas já aponta prejuízos grandes na citricultura, pecuária, produção de milho e hortigranjeiros

Açudes estão secando no interior do Município

O prefeito Carlos Alberto (Lico) Fink assinou hoje dois decretos de emergência: Um deles, o de número 1335/20, declarando Situação de Emergência na área rural devido às perdas pela estiagem. O outro (1334/20), na verdade, de Calamidade Pública , alterando o Decreto do último dia 30 (1331/20) e adequando as regras sobre funcionamento de comércio, serviços, indústrias e até as escolas (que ficam fechadas até o dia 30) ao Decreto Estadual 55.154/20 - assinado na segunda-feira pelo governador Eduardo Leite para enfrentamento da crise do novo coronavírus.

No caso da estiagem, o problema está afetando a produção de fruticultura (citrus), gado leiteiro e engorda, milho e milho silagem, hortigranjeiros. ‘Só na bergamota caí a quebra de ser pela metade’, adianta o secretário de Agricultura e Meio Ambiente do Município, Leozildo Lira. ‘Em plena época de raleio, percebemos frutas pequenas, muitas murchas e árvores perdendo folhas. E temos açudes secando, diminuindo a disponibilidade de água para o consumo dos animais’, completa. Leozildo conta que a produção de gado de leite e de corte deve sofrer ainda com a falta de alimento. ‘O milho para silagem também teve perdas de 50% e o que sobrou tem pouca qualidade’, completa.

O levantamento total dos prejuízos nas propriedades ainda deve ser concluído até segunda-feira (6), mas já aponta também escassez de água em fontes naturais, açudes, córregos, e pequenos arroios, podendo chegar logo aos poços artesianos. ‘Eles ainda não secaram aqui, mas levando em conta que não houve reposição pelas chuvas, mais o fato de que já temos poços secando em outros municípios, é uma questão de tempo isso ocorrer em Harmonia’, salienta.

O relatório completo dos danos será enviado à Defesa Civil do Estado, junto com o Decreto de Emergência. O objetivo é conseguir homologação estadual e, em seguida, a federal. A partir daí o prefeito Lico Fink deve também pedir recursos nessas duas esferas para ajudar nas ações da Administração Municipal.

Enquanto isso, a Prefeitura segue pedindo que os moradores economizem água, tanto na zona urbana quanto nas localidades do interior.

COVID-19

No caso do Decreto sobre as ações contra o novo coronavírus (Covid-19), o documento assinado por Lico ratifica o estado de Calamidade Pública em Harmonia. O que obriga as ações de emergência em saúde e reforça as regras no decreto Estadual, fechando todo o comércio não essencial pelo menos até 15 de abril. Continuam podendo funcionar o comércio considerado essencial, como supermercados, farmácias e postos de gasolina (veja no final do texto). Também estão fora da proibição as indústrias em geral e a construção civil - que devem tomar cuidados específicos para prevenir o coronavírus entre seus colaboradores.

A prefeitura decretou ainda até 30 de abril o fechamento das escolas municipais, também seguindo a determinação para as escolas estaduais. Lico determinou ainda que o Conselho Tutelar segue mantendo plantão permanente para atendimento de crianças e adolescentes, ressaltando as cautelas fixadas para todos os servidores do Município - higiene das mãos com álcool gel 70% ou lavagem com água e sabão, além do distanciamento quando em contato com o público.

Clique AQUI para relembrar o que fecha e o que pode funcionar, segundo o decreto estadual.