Notícias / 06 de abril de 2020 às 12:29

Deu positivo para Covid-19 o caso do harmoniense internado em Montenegro

Prefeitura divulgou Nota explicando que primeiro exame havia dado negativo, mas o resultado da contraprova confirmou nesta segunda o primeiro caso da doença na cidade

Deu positivo para Covid-19 o caso do harmoniense internado em Montenegro

Foi confirmado como Covid-19 o caso do motorista harmoniense de 46 anos que está internado desde 30 de março no Hospital da Unimed, em Montenegro. O resultado da contraprova do exame saiu nesta segunda-feira (6) e foi informada à prefeitura de Harmonia pela Vigilância Sanitária de Montenegro. O paciente segue internado na UTI, em estado grave, embora estável. APrefeitura divulgou no final da manhã uma Nota Oficial sobre o caso (veja AQUI)

O resultado do primeiro exame, que saiu no dia 1º, havia dado negativo, mas como se tratava de um quadro sério e que evoluiu rapidamente desde a primeira consulta, os médicos resolveram checar. O motorista havia viajado de Harmonia a Iraí, na região do Alto Uruguai, no último dia 28. Ao chegar à cidade, procurou atendimento médico por estar com febre e sintomas de gripe. Ele acabou internado no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora e a Prefeitura de Harmonia providenciou uma ambulância para trazê-lo para o hospital em Montenegro.

‘A Prefeitura também já havia tomado todas as providências para a prevenção da doença em Harmonia e o atendimento rápido em caso de necessidade. Não há motivo de pânico, mas a situação deixa claro que a doença não escolhe paciente. Por isso, cada um tem que fazer a sua parte e continuar se cuidando’, esclarece o secretário Municipal de Saúde’, Ernani Forneck.

ESTRUTURA

Desde o último dia 23 de março, a Secretaria Municipal de Saúde tem uma ala especial para atendimento de pessoas com sintomas respiratórios - com equipe e equipamentos próprios. Isso para agilizar o atendimento e manter a segurança de todos os que chegam ao posto de saúde. Trata-se da Central de Triagem, que funciona de segundas as quintas-feiras, das 8 às 11h30 e das 13h30 às 20 horas, nas sextas-feiras o fechamento ocorre às 18 horas e aos sábados, vai das 8 horas às 11h30.

Além disso, as vacinas, principalmente a da gripe, foram transferidas para o espaço da Secretaria Municipal de Assistência Social, em frente ao Mercado Harmonia, no Centro. E equipes da Saúde estão aplicando as vacinas nas residências, nos casos de pacientes ou idosos com dificuldades de locomoção.