Notícias / 14 de maio de 2020 às 19:14

Saúde recebe doação de 20 máscaras faciais de acetato

Equipamento tipo face shield oferece maior proteção para profissionais de saúde e seu projeto teve participação de harmoniense

Saúde recebe doação de 20 máscaras faciais de acetato

O secretário de Saúde de Harmonia, Ernani Forneck, e o enfermeiro José Roberto dos Santos - que atua na Unidade de Sintomáticos Respiratórios do Centro Municipal de Saúde, receberam nessa quinta-feira (14) 20 máscaras de proteção facial (tipo face shield). O material foi doado pela empresa Taurus e pela Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

As máscaras serão utilizadas principalmente pela equipe da Unidade, que funciona no prédio anexo nos fundos do Centro de Saúde. O local atende especificamente pessoas com sintomas respiratórios (resfriado, gripe, dor de garganta, falta de ar e outros) e recebe em média cinco pessoas por dia. "As mácaras estarão à disposição também dos outros profissionais do Centro de Saúde, completa Ernani.

ESFORÇO CONJUNTO

Os protetores foram desenvolvidos nos laboratórios da Engenharia da Ufrgs para fabricação a partir de uma base feita em impressoras 3D com uma placa de acetato transparente. O projeto teve participação do harmoniense Carlos Lauermann e foi testado em hospitais, como o de Porto Socorro (HPS), em Porto Alegre. Depois, a Taurus colocou sua linha de produção à disposição para fabricação em larga escala. O projeto já teve mais de 100 mil máscaras semelhantes entregues ao governo do Estado, prefeituras, hospitais e outras entidades.