Notícias / 19 de maio de 2020 às 10:39

Carreata marcou o Kerb em Harmonia no sábado

Em tempos de Covid-19, iniciativa serviu para marcar o dia do padroeiro mantendo os fiéis seguros contra a doença

Carreata do padroeiro percorreu o interior e o Centro

Devido às restrições necessárias para a comunidade se proteger da pandemia do coronavírus, o Kerb em Harmonia foi comemorado de maneira diferente no último sábado (16). O dia de São João Nepomuceno teve uma carreata à tarde, com a imagem do santo e bênção às comunidades do interior do Município e no Centro. O roteiro saiu da igreja Matriz do Município, com a estátua do padroeiro sendo conduzida sobre o caminhão do Corpo de Bombeiros Voluntários, onde seguiu também o pároco da cidade, padre Paulo Puhl.

Pelo menos cerca de 20 automóveis (todos com motoristas e passageiros usando máscaras) percorreram as localidades de Morro Azul, Nova Santa Cruz, Morro do Cedro, Vila Floresta, Morro Santo Antônio e Vila Rica. Outros veículos se uniram ao cortejo na passagem pelo Centro, onde outros 10 veículo aguardavam próximo à Prefeitura. Junto com a carreta levando as soberanas do Município - rainha Milena Menz e as princesas Sandi Schaedler e Carolaine Reinehr e a bandinha formada pelos professores Joãozinho e Marquinhos Schmidt e Leandro Lottermann. O grupo animou a parte final do trajeto e a cerimônia de encerramento no Parque Municipal José Albino Jacoby.

MARCA
Segundo o prefeito Carlos Alberto (Lico) Fink, como as festividades públicas foram canceladas para proteger a comunidade contra a Covid-19, a ideia da carreata veio para não deixar passar em branco o Kerb em Harmonia. ‘Até o dia bonito contribuiu para alegrar esse momento, que vai ficar na memória da população’, completou. Na mesma linha, o padre Paulo Puhl reforçou a importância das pessoas se cuidarem. ‘Temos que seguir as orientações dos técnicos quanto à necessidade de se lavar bem as mãos, manter o isolamento e as outras medidas de prevenção’, completou.

O pároco também abençoou o público e um por um dos veículos que foram deixando o parque após a cerimônia. O espaço foi escolhido justamente para que ninguém descesse do veículo durante a breve celebração - o que foi respeitado pelos participantes. ‘Esse dia 16, data do nosso padroeiro, ficou marcado para sempre na memória de todos pelo que ocorreu aqui hoje’, concluiu, entusiasmado.

A organização da carreata teve a participação da Prefeitura, conselhos Pastoral e de Liturgia da Igreja, Corpo de Bombeiros Voluntários e da Associação Cultural, Artística e Esportiva Educando para o Futuro de Harmonia (Acefh). O que incluiu, além dos preparativos da logística para a processão, a gravação da mensagem do padre e do hino do padroeiro, tocado durante todo o trajeto.

Carreata em honra a São João Nepomuceno - 16 de maio de 2020