Notícias / 27 de maio de 2020 às 14:30

Harmonia recebe 60 litros de álcool antisséptico do IFRS de Feliz

Material foi produzido pela instituição de ensino e será utilizado para higienização de mãos e limpezas de ambientes contra a Covid-19

Harmonia recebe 60 litros de álcool antisséptico do IFRS de Feliz

A Secretaria Municipal de Saúde recebeu nesta manhã (27) 60 litros de álcool etílico para ações de prevenção ao coronavírus (Covid-19). O produto foi entregue por uma comitiva do Campus de Feliz do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), sendo metade em álcool 80% glicerinado (para higienização das mãos) e a outra metade na graduação 70% e líquido, para limpeza de superfícies e objetos. Tudo fabricado a partir de 50 litros de álcool 90% que haviam sido fornecidos pela Prefeitura harmoniense, em uma parceria entre o Município e a instituição de ensino.

O material foi recebido pelo secretário municipal de Saúde de Harmonia, Ernani Forneck, e a comitiva do Campus Feliz do IFRS contou com o diretor geral Marcelo Calixto, a professora Cristina Crespam e a servidora Sigrid Huve. A parceira faz parte do projeto de extensão Grupos colaborativos para a produção e a distribuição de antissépticos e EPIs nos municípios do Vale do Caí, de iniciativa do IFRS. ‘Essa ideia surgiu a partir de um grupo de servidores do Campus Feliz’, explica Cristina. ‘Nós dividimos os alunos em pequenos grupos, para que não houvesse aglomeração no laboratório. Assim, em escala, eles produzem o material’, completa a professora.

PRODUÇÃO

A produção de antissépticos ocorre no Laboratório de Química e Meio Ambiente do campus e conta com o apoio de 40 alunos e orientado por três professoras. ‘É uma parceria muito importante, pois este material será utilizado na higienização e estará disponível para os moradores no Centro de Saúde e outros órgãos públicos’, salienta Ernani.

O produto foi armazenado em embalagens de ketchup, que foram doadas pela empresa caiense Oderich e em outros recipientes, comprados com recursos da instituição. Harmonia é o terceiro município da região a receber o produto, Feliz e Vale Real também foram contemplados.