keyboard_arrow_down Rolar rodapé

Notícias / 29 de maio de 2020 às 19:19

Prefeitura oficializa posse para empresas se instalarem na área Industrial de Morro Azul

Assinatura ocorreu na tarde de quinta-feira (28) e agora as empresas MS Sucos e UP Bebidas podem iniciar os investimentos em suas novas instalações

Prefeitura oficializa posse para empresas se instalarem na área Industrial de Morro Azul
Prefeitura oficializa posse para empresas se instalarem na área Industrial de Morro Azul

O prefeito Carlos Alberto (Lico) Fink assinou, nessa quinta-feira (28), os termos de posse dos lotes da nova área industrial da localidade de Morro Azul para a Inova Indústria e Comércio de Bebidas LTDA (UP Bebidas) e a MS Indústria e Comércio de Sucos LTDA (MS Sucos). Com isso, a Prefeitura deve agora fazer a terraplanagem dos lotes, para as empresas iniciarem as obras de suas novas instalações. A UP bebidas e a MS Sucos têm agora prazo de um ano para construírem seus prédios e até dois anos para iniciarem as atividades no local.

  

A assinatura ocorreu no Cartório Schmitz e, além do prefeito e dos empresários, teve a presença também do secretário municipal de Administração e Fazenda, Antônio Kunzler. A cedência das áreas ocorre dentro de dois programas municipais de fomento à economia: o Programa Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Industrial (Prodesi), criado pela Lei Municipal 557/2002, e o Cresce com Harmonia, implantado em 2015. Segundo Lico, o foco nos dois casos é a geração de empregos e renda para a população e o incremento na geração de tributos ao Município - que também reverte em benefícios para os harmonienses.

 

DIVISÃO

A nova área industrial tem 13.221,25 metros quadrados, situada junto à estrada que liga Harmonia a Tupandi. O terreno havia sido desapropriado em março do ano passado, pelo Decreto 1175/2019, após uma negociação amigável com os antigos proprietários da área. No mês seguinte, Lico assinou a escritura e repassou aos ex-donos os R$ 175 mil da avaliação do terreno. A preparação do espaço ocorre dentro do Programa Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Industrial (Prodesi).

 

Já os projetos das indústrias interessadas na área foram analisados pelo Conselho Gestor Municipal e, conforme o prefeito, ‘o foco também abrange a política de ajudar e prestigiar as empresas locais, contribuindo em seu crescimento". Com isso, a UP Bebidas recebeu um lote de 3.745,46 m², onde vai construir um pavilhão de 600 m² abrigando a linha de produção, escritório, showroom, garagem e depósito, além do pátio de carga e descarga. Criada em 2014, a empresa hoje funciona no Centro da cidade, em um espaço alugado e que já não comporta mais as necessidades de produção.

 

Já a MS Sucos, atualmente em funcionamento na vizinha de Pareci Novo, terá à disposição 8.000,20 m2. Seu projeto prevê a construção de um pavilhão, para abrigar a linha de extração e processamento de sucos, câmaras frias, escritório e, depósito. Nesse caso, o secretário Antônio Kunzler lembra que o empreendimento deve ter impacto positivo no setor primário harmoniense: "Com isso, há um valor agregado, pois os produtores de cítricos vão poder comercializar diretamente com a empresa", frisa. O titular da Administração e Fazenda lembra que, por isso, a vinda de uma indústria de sucos era um antigo sonho da comunidade em ter uma indústria de sucos no município.

 

CONFIANÇA

O prefeito Lico ressalta ainda que o apoio do Município está sendo fundamental para os empresários continuarem investindo em Harmonia, mesmo diante da crise econômica causada pela pandemia do coronavírus (Covid-19), que atinge todos os municípios brasileiros. Ele coloca nessa equação também a inauguração das novas instalações da Agro Lira, ocorria na última semana (dia 22).

 

A empresa de produtos alimentícios para embutidos agora funciona no prédio funcionava a antiga fábrica de calçados Schmidt, ao lado da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Espaço do Saber. O prédio, de propriedade do Município, foi cedido pela Prefeitura por 10 anos e totalmente reformado pela empresa. "Isso demonstra a confiança do empresariado local em investir em nosso município, mesmo diante do atual cenário", enfatiza Antônio.

 

Deixe seu comentário sobre essa notícia

Últimas notícias

+ Notícias