Notícias / 29 de maio de 2020 às 19:19

Prefeitura oficializa posse para empresas se instalarem na área Industrial de Morro Azul

Assinatura ocorreu na tarde de quinta-feira (28) e agora as empresas MS Sucos e UP Bebidas podem iniciar os investimentos em suas novas instalações

O prefeito Carlos Alberto (Lico) Fink assinou, nessa quinta-feira (28), os termos de posse dos lotes da nova área industrial da localidade de Morro Azul para a Inova Indústria e Comércio de Bebidas LTDA (UP Bebidas) e a MS Indústria e Comércio de Sucos LTDA (MS Sucos). Com isso, a Prefeitura deve agora fazer a terraplanagem dos lotes, para as empresas iniciarem as obras de suas novas instalações. A UP bebidas e a MS Sucos têm agora prazo de um ano para construírem seus prédios e até dois anos para iniciarem as atividades no local.

A assinatura ocorreu no Cartório Schmitz e, além do prefeito e dos empresários, teve a presença também do secretário municipal de Administração e Fazenda, Antônio Kunzler. A cedência das áreas ocorre dentro de dois programas municipais de fomento à economia: o Programa Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Industrial (Prodesi), criado pela Lei Municipal 557/2002, e o Cresce com Harmonia, implantado em 2015. Segundo Lico, o foco nos dois casos é a geração de empregos e renda para a população e o incremento na geração de tributos ao Município - que também reverte em benefícios para os harmonienses.

DIVISÃO

A nova área industrial tem 13.221,25 metros quadrados, situada junto à estrada que liga Harmonia a Tupandi. O terreno havia sido desapropriado em março do ano passado, pelo Decreto 1175/2019, após uma negociação amigável com os antigos proprietários da área. No mês seguinte, Lico assinou a escritura e repassou aos ex-donos os R$ 175 mil da avaliação do terreno. A preparação do espaço ocorre dentro do Programa Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Industrial (Prodesi).

Já os projetos das indústrias interessadas na área foram analisados pelo Conselho Gestor Municipal e, conforme o prefeito, ‘o foco também abrange a política de ajudar e prestigiar as empresas locais, contribuindo em seu crescimento". Com isso, a UP Bebidas recebeu um lote de 3.745,46 m², onde vai construir um pavilhão de 600 m² abrigando a linha de produção, escritório, showroom, garagem e depósito, além do pátio de carga e descarga. Criada em 2014, a empresa hoje funciona no Centro da cidade, em um espaço alugado e que já não comporta mais as necessidades de produção.

Já a MS Sucos, atualmente em funcionamento na vizinha de Pareci Novo, terá à disposição 8.000,20 m2. Seu projeto prevê a construção de um pavilhão, para abrigar a linha de extração e processamento de sucos, câmaras frias, escritório e, depósito. Nesse caso, o secretário Antônio Kunzler lembra que o empreendimento deve ter impacto positivo no setor primário harmoniense: "Com isso, há um valor agregado, pois os produtores de cítricos vão poder comercializar diretamente com a empresa", frisa. O titular da Administração e Fazenda lembra que, por isso, a vinda de uma indústria de sucos era um antigo sonho da comunidade em ter uma indústria de sucos no município.

CONFIANÇA

O prefeito Lico ressalta ainda que o apoio do Município está sendo fundamental para os empresários continuarem investindo em Harmonia, mesmo diante da crise econômica causada pela pandemia do coronavírus (Covid-19), que atinge todos os municípios brasileiros. Ele coloca nessa equação também a inauguração das novas instalações da Agro Lira, ocorria na última semana (dia 22).

A empresa de produtos alimentícios para embutidos agora funciona no prédio funcionava a antiga fábrica de calçados Schmidt, ao lado da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Espaço do Saber. O prédio, de propriedade do Município, foi cedido pela Prefeitura por 10 anos e totalmente reformado pela empresa. "Isso demonstra a confiança do empresariado local em investir em nosso município, mesmo diante do atual cenário", enfatiza Antônio.