Notícias / 09 de junho de 2020 às 09:44

Maracujás de Harmonia ganham mercado

Propriedade em Vila Floresta recebeu auxílio em cobertura plástica para produção pioneira em solo harmoniense

Maracujás de Harmonia ganham mercado

Mesmo com a produção de cítricos, aves e suínos sendo os destaques da agricultura harmoniense, a Prefeitura vem há alguns anos incentivando a diversificação do setor primário local. Tanto por uma questão estratégica quanto para incremento da renda das famílias e melhor aproveitamento das propriedades rurais. Um dos resultados disso foi o início da produção comercial de maracujá, a partir de um projeto que, aos poucos, vai ganhando mercado inclusive fora do Município. O projeto foi implantado na propriedade de Marcos Nilto Hoffmann e de seu filho, Rodrigo, na localidade de Vila Floresta. A ideia partiu do Rodrigo, pequeno agricultor (que também trabalha como eletricista) resolveu investir em um pedaço até então improdutivo do terreno. Foi aí que contou com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e da Emater que, além da orientação técnica para avaliar a melhor opção para o local, ajudaram no projeto enquanto a Prefeitura garantiu subsídio para construção da estufa para produção das frutas.

Conforme o titular da pasta, Renê Moscon, a Prefeitura subsidiou 1,8 mil metros quadrados de cobertura plástica da estufa. Benefício previsto na Lei Municipal 1272/2017. "O Município sempre foi parceiro do produtor para avaliar as opções e auxiliar também em projetos de financiamento bancário, licenciamento, parte técnica da atividade", salienta o secretário. Além de estufas, a lei abrange incentivos para a construção também de galpões para aves, suínos, gado leiteiro, gado de corte e Unidades Mecanizadas e Automatizadas de Compostagens (UMACs), além de novas tecnologias para tratamento de dejetos.

MERCADO

"É uma coisa nova para nós, mas está sendo muito gratificante, não só pelo retorno financeiro, mas também pela cultura vistosa", conta Rodrigo, sobre os maracujás em sua propriedade. Ele cuida da plantação com o apoio do pai, Marcos Nilto, e já foram mais de 700 quilos colhidos. Além da venda direta para consumidores, as frutas vão para dois mercados da cidade e já são vendidas até para estabelecimento em Caxias do Sul. "A ideia é ainda aumentar a produção", festeja o produtor.

Satisfeito e orgulhoso com o resultado, Rodrigo frisa o papel primordial na Prefeitura para a realização de seu sonho. "Tive todo o amparo necessário, desde a escolha do cultivo até tirar do papel o projeto". E já pensa nos novos investimentos. "Estamos pensando em instalar um sistema de pulverização automático com produtos livres de agrotóxicos".

Fotos: Anderson Machado/ C5 News Press