Notícias / 28 de julho de 2020 às 15:00

Prefeitura decreta férias coletivas na Educação

Medida abrange profissionais e todas as escolas municipais e serve para preparar possível entrada do período letivo nos meses de férias de verão

Correspondência está sendo enviada aos pais a partir desta quarta

A prefeitura decretou férias coletivas para os servidores da Secretaria Municipal de Educação a partir da próxima segunda-feira (3). O recesso vale até 22 de agosto e abrange o pessoal de todas as escolas e parte do setor administrativo da pasta dentro da Prefeitura. Também ficam suspensas nesse período as entregas e avaliações de trabalhos domiciliares para os alunos, que têm sido uma maneira de driblar parcialmente a parada gerada pela pandemia do novo coronavírus.

Conforme o secretário Fabiano de Campos Silva, a medida já é uma preparação para a possibilidade de se ter que entrar dezembro, janeiro e/ou fevereiro com aulas. ‘É tudo ainda uma incógnita por causa da pandemia, mas temos que estar preparados para os ajustes que forem necessários na hora de recuperarmos as aulas presenciais’, assinala o secretário. ‘Na parte administrativa da Secretaria, o pessoal vai revezar as férias nesse período. Assim todo mundo descansa um pouco e o setor não para’, completa Fabiano.

O Decreto Municipal 1383/20, oficializando a medida, foi assinado no dia 17 pelo prefeito Carlos Alberto (Lico) Fink. A partir dessa terça-feira (28), a Secretaria de Educação está enviando uma carta aos pais de alunos, explicando a situação. "A antecipação do recesso não trará prejuízos pedagógicos aos nossos estudantes e professores, já que estamos apenas antecipando o calendário da Rede Municipal’, explica Fabiano, no documento.

O secretário também lembra que o trabalho até tem sido desafiador para professores, alunos e pais, ‘pois tiveram que conciliar o trabalho formal e as tarefas domésticas com as atividades escolares para que os alunos mantivessem a rotina escolar’. Daí também a importância, segundo ele, dessa pausa de 20 dias.