Notícias / 28 de julho de 2020 às 23:26

Prefeitura já a repassou mais de R$ 121 mil em 2020 em incentivos para galpões

Os recursos foram para sete projetos de novas instalações para suínos, aves de corte e ovos, além de gado de corte e outros dois devem ser beneficiados nos próximos meses

A Prefeitura de Harmonia já repassou R$ 121.484,00 desde o início do ano, em incentivos para a construção de galpões para aves, suínos e gado de corte no Município. O dinheiro beneficiou sete projetos iniciados desde o ano passado - alguns já terminados em 2020 e outros com obras ainda em andamento. Conforme o secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Renê Moscon, o valor não abrange o auxílio com os serviços de terraplanagem e construção de acessos aos galpões - também fornecido aos produtores.

Os empreendimentos devem iniciar sua produção até o final do ano e os benefícios integram o programa de incentivos previsto na Lei Municipal 1.272/17. O foco do programa é incentivar a permanência dos jovens na agricultura, além de melhorar a renda das famílias. A lei prevê o pagamento de subsídios para construção de novos galpões para suínos, aves e gado de corte ou leiteiro. Além de plástico para estufas e aquisição e maquinário para sistemas automáticos e mecanizados para compostagem de dejetos suínos. Cada caso com condições específicas, levando em conta o tipo do projeto.

PROJETOS

Dois dos empreendimentos beneficiados ficam na localidade de Saudades. Um deles, o galpão com capacidade para 1 mil suínos em terminação erguido nas propriedades de Heitor Vogel Júnior. O outro é um galpão para a produção de ovos, com capacidade de abrigar 10 mil aves de postura, na propriedade de Marcelo Reinher.

Já em Nova Santa Cruz, a agricultora Maria Clarice Schütz Reichert, junto com o filho Lucas Reichert, receberam auxílio para a construção de dois galpões para aves de corte. O empreendimento tem capacidade total para 60 mil aves.

O Município também concedeu incentivos a galpões de gado de corte: na localidade de Morro Peixoto, para Adriano Henzel; para o produtor Geraldo Luis Kleinschmidt, em Morro do Cedro, Jorge Rogério Schoffen, em Morro Azul e para Marcos Boesing em Nova Santa Cruz. Todos já funcionando.

A lista também já outros dois projetos que devem ser beneficiados nos próximos meses. Um deles é de outro galpão para 1 mil suínos em terminação, na localidade de Saudade. O outro galpão é o de um berçário de suínos, com capacidade para 2 mil leitões, construído em Morro Azul.

Os benefícios são pagos conforme a metragem quadrada de cada estrutura e segundo sua finalidade. O cálculo do incentivo é feito com base no projeto licenciado e o pagamento ocorre quanto telhado está pronto. O que também faz com que o dinheiro chegue em um momento importante da obra, que é quando ela se encaminha para o final e o produtor está ansioso para começar a produzir.

Programa de incentivo para construção de galpões para criação de animais