Notícias / 17 de agosto de 2020 às 12:16

Harmonia volta a adotar regras de bandeira laranja

Medida vale a partir desta segunda-feira, conforme decreto da Prefeitura e de acordo com o protocolo regional de prevenção à Covid-19

Com a medida, o comércio não essencial volta a poder receber clientes em suas lojas

A partir desta segunda-feira (17), os estabelecimentos de comércio e serviços não essenciais de Harmonia podem abrir ao público respeitando as regras para bandeira laranja, segundo o Modelo de Distanciamento Controlado do Estado. A medida está especificada no Decreto Municipal 1393/20, assinado na sexta-feira (15) pelo prefeito Carlos Alberto (Lico) Fink.

Com isso, as lojas podem abrir observando o limite de 50% da capacidade normal de clientes em seu interior. Os estabelecimentos também devem exigir o uso de máscaras, fornecerem álcool em gel para higienização das mãos e mantendo distanciamento. Para restaurantes, está proibido o buffet e as mesas precisam ter um distanciamento mínimo de dois metros entre elas.

Também é preciso organizar a entrada e a fila do pagamento para que as pessoas fiquem a uma distância de no mínimo dois metros umas das outras. Bares não podem vender bebidas para consumo no local. Para salões de beleza, a regra é um cliente para cada atendente em cada ambiente.

As regras para todos os estabelecimentos podem ser conferidas clicando AQUI

A medida foi possível a partir da aprovação do protocolo regional de prevenção da Região (Canoas), à qual Harmonia pertence. Isso dentro da flexibilização das regras do Estado, que desde a última semana vem adotando a gestão compartilhada de seu Modelo de Distanciamento. Na prática, como 2/3 das Prefeituras da Região optaram por ficar em Bandeira Laranja, isso é possível para os Municípios que não tenham registrado óbito ou internação por Covid-19 nas últimas duas semanas.

O que significa também a necessidade da população seguir atenta a todas as regras de prevenção contra o novo coronavíurs. Tanto para a segurança de cada um e de seus familiares, quanto para que o Município não tenha um retrocesso na flexibilização do funcionamento dos estabelecimentos.