Notícias / Agricultura e Meio Ambiente / 20 de agosto de 2020 às 09:22

Agricultores poderão entregar embalagens vazias de agrotóxicos no próximo mês

Recebimento será gratuito, feito por uma empresa especializada e ocorrerá no dia 15, quando serão recolhidas também eventuais sobras de produtos

Os produtores rurais de Harmonia poderão entregar, no dia 15 de setembro, embalagens vazias de agrotóxicos e eventuais sobras de produtos para destinação correta do material. O mutirão de recolhimento vai ocorrer das 8 horas às 11h30 e das 13 às 16 horas, no pátio da Secretaria Municipal de Obras, ao lado da Prefeitura, no Centro. A entrega das embalagens para destinação correta não terá custo para o agricultor, mas ele precisará levar consigo o CPF, para o preenchimento do comprovante de entrega do material.

RECOMENDAÇÕES

Serão recebidas apenas embalagens secas, sem as respectivas tampas (que devem estar em um saco separado) e furadas em um canto inferior. No caso de embalagens de produtos para uso em pulverizadores, elas devem ter passado pela tríplice lavagem. Já no caso de embalagens flexíveis (saquinhos), elas não podem ser lavadas e devem estar em um saco só para elas. E as caixas de papelão devem ser entregues desmontadas. Pede-se também que o produtor tenha uma contagem de quantas embalagens está levando.

SOBRAS DE PRODUTOS

No caso de sobras de agrotóxicos, elas devem estar nas suas embalagens originais, com rótulo identificando o produto e não podem ter uso proibido no Brasil. Caso estas condições não sejam atendidas será cobrado um valor de R$ 15 por quilo devolvido.

O recolhimento está a cargo da empresa Reversa Agro Consultoria e Soluções, de Carazinho. Ela foi contratada pelas revendedoras de produtos para lavoura que atuam na região e a Prefeitura está dando apoio com a cedência do local e funcionário para recolhimento no dia marcado e mobilizando os produtores para aproveitarem a oportunidade.

A ação em Harmonia faz parte de uma ação itinerante, que vai passar por mais seis municípios.

Confira o roteiro completo:

14 DE SETEMBRO - segunda-feira

São José do Hortêncio - das 9 horas às 11h30, nos fundos da prefeitura

Vale Real (Forqueta) - das 13h30 às 16 horas, em frente a Sociedade São Pedro

15 DE SETEMBRO - terça-feira

HARMONIA - das 8 horas às 11h30 e das 13 às 16 horas, no pátio da Secretaria de Obras

Feliz - das 8 horas às 11h30 e das 13 às 16 horas, na Secretaria Municipal de Obras (Picada Cará)

16 DE SETEMBRO - quarta-feira

Bom Princípio - das 8 horas às 11 horas, no Parque da Festa do Morango

Tupandi - das 13h30 às 15h, nos fundos da Prefeitura

São Sebastião do Caí (Pareci Velho) - das 16 horas às 18 horas, em frente à Sociedade Santo Inácio