Notícias / Educação / 02 de dezembro de 2020 às 10:27

Espaço do Saber passa por reformas, completa mais um ano e retoma aulas

Escola de Ensino Fundamental completa cinco anos recebendo melhorias e destacando qualidade e inovação na formação de cidadãos

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Espaço do Saber passou por reformas entre os meses de abril e novembro. O último dia 18 marcou ainda o retorno às aulas presenciais para estudantes que quiseram e tiveram autorização dos pais. A volta às aulas ocorreu segundo as orientações do Estado e os estudantes que preferiram continuaram em casa, com aulas à distância.

Além disso, a escola segue com matrículas abertas para 2021. As inscrições podem ser feitas até essa sexta-feira (4). Os pais ou responsáveis que tenham interesse podem comparecer presencialmente na escola no horário das 7h20 às 11h30 ou das 13 às 17 horas. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (51) 99575-5919.

Quanto à reforma, os trabalhos abrangeram a pintura de todo o prédio, incluindo aberturas (portas e janelas), e a troca de azulejos por massa acrílica nas partes externa e interna das salas de aula. A finalização das reformas coincide com o ano em que a escola completa cinco anos de atividades. Desde 2015 quando foi inaugurada, já formou muitos alunos e, atualmente, possui 97 estudantes matriculados entre as séries do 1º ao 9º ano.

ESTRUTURA

A escola ainda conta com salas climatizadas, datashow e quadros brancos. Além disso, contam com o UniFi, uma rede de internet que cobre todos os ambientes da escola. Segundo sua diretora, Márcia Hartmann, a intenção é proporcionar um ambiente agradável e estimulante aos alunos. ‘É nas salas de aula que eles passam boa parte do seu tempo. Queremos trazer funcionalidade e aconchego’, completa.

Na merenda, além dos alimentos de origem vegetal fornecidos pela agricultura familiar do Município, os alunos também saboreiam os alimentos produzidos no local, dentro do projeto Horta Orgânica Sustentável. Além de trabalharem no cultivo os alunos também comercializam parte dos produtos no Pedágio Ambiental, promovido pela escola cerca de três vezes por ano em frente a Foto e Vídeo Kremer na rua 25 de julho. Os alimentos não são cobrados, cada pessoa colabora com o valor que quiser. Esse dinheiro retorna aos alunos para ser usado em seus passeios escolares. A horta retornará a funcionar quando as aulas presenciais voltarem.

Sobre a pandemia do novo coronavírus, a diretora lembra que até nisso o ano foi de aprendizado. ‘Tivemos que nos reinventar, adaptar e inovar’, comenta. As aulas foram para o ambiente do Classroom (uma plataforma do Google para ensino à distância) e os professores elaboraram apostilas com conteúdo para ser trabalhado em casa pelos estudantes. Iniciativa, aliás, que teve apoio da Secretaria Municipal de Educação.

QUALIFICAÇÃO

Segundo Márcia, a equipe de docentes concursados possui especialização e alguns contam até com mestrado. ‘Além de responsáveis por formar bons cidadãos, os professores também incentivam os alunos a participarem de concursos - onde a escola tem conquistado diversos troféus:

Concurso Agrinho 2019 - promovido pelo Senar/RS, o concurso premiou uma aluna da escola com o título de Melhor Redação da Fase Regional (abrangendo Vale do Caí, Taquari e Jacuí).

21° Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astrofísica - em nível nacional, teve dois alunos da escola premiados com medalhas de ouro e bronze.

Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) - todos os anos a escola recebe Monção Honrosa.