Notícias / 24 de janeiro de 2021 às 14:38

Educação prepara volta às aulas no Ensino Fundamental para o dia 1°

Os preparativos para o retorno das aulas foram tema de uma reunião com os diretores e supervisores das escolas no último dia 18

Alunos do Ensino Fundamental retomam, no próximo dia 1º, as aulas presenciais nas escolas municipais de Harmonia. A volta às atividades será com 50% da capacidade de alunos por turma, segundo os protocolos de segurança estabelecidos pelo Estado para prevenção contra o novo coronavírus. Conforme a Secretaria Municipal de Educação, as medidas de segurança abrangem também o uso de máscara pelos alunos, desde o embarque no transporte escolar até o final do turno das aulas. Além disso, cada estudante deve levar consigo a sua garrafinha de água e não será permitido o compartilhamento de objetos pessoais.

Segundo a coordenadora da pasta, Márcia Hartmann, os pais ou responsáveis deverão assinar um termo de compromisso concordando com a volta dos filhos às aulas presencias. O documento será enviado com os estudantes no primeiro dia de aula.  Já quem optar pelo não retorno de seus filhos às aulas presenciais deverá comparecer na recepção da Prefeitura, também a partir do dia 1º de fevereiro, para justificar a decisão.

PREPARATIVOS

Os preparativos para o retorno das aulas foram tema de uma reunião da Secretaria com os diretores e supervisores de todas as escolas, na última segunda-feira (18), na Prefeitura. O encontro serviu para repassar os protocolos de segurança e os procedimentos em cada escola. ‘As últimas semanas foram de preparativos para toda a logística em torno da volta às aulas, abrangendo desde a relação dos alunos que voltariam até os preparativos do transporte para as escolas’, destaca Márcia.

‘O plano de contingência contra a Covid-19 nas escolas foi avaliado e aprovado pelo Centro de Operações de Emergências da Saúde (COE) Municipal’, ressalta a coordenadora. Segundo ela, nas próximas semanas a secretaria também deve avaliar a movimentação nas salas de aula, avaliando a possibilidade de chamar mais alunos para o retorno presencial. Isso porque o protocolo de distanciamento social se refere ao espaço físico das salas, muitas vezes ocupado com folga.

‘Pedimos, nesse recomeço, a compreensão e ajuda dos pais para conduzirmos com tranquilidade esse processo de adaptações às novas rotinas’, conclui Márcia. As orientações completas para esse retorno às aulas serão repassadas aos pais pela direção de cada escola, via whatsapp, até a próxima sexta-feira (29).