Notícias / Assistência Social / 22 de fevereiro de 2021 às 10:40

IBGE abre sete vagas em Harmonia para o Censo 2021

São três cargos em contratos temporários e os candidatos devem se inscrever pela internet, até março, para as provas que ocorrerão em abril

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu sete vagas de trabalho em Harmonia para o Censo Demográfico 2021. Elas são divididas entre os cargos de agente censitário municipal (1 vaga), agente censitário supervisor (1 vaga) e recenseador (5 vagas). As inscrições para o processo seletivo são feitas através do site https://www.cebraspe.org.br/concursos.

No caso das vagas de agentes, as inscrições começaram na última sexta-feira (19) e terminam no dia 15 de março. Já para as vagas de recenseador, as inscrições começam nessa terça (23) e vão até 19 de março. Ao se inscrever, o candidato deve indicar a localidade em que quer trabalhar e também o município onde pretende fazer a prova.

REQUISITOS

Para as vagas de agentes, é preciso ter ensino médio completo e pagar a taxa de inscrição de R$ 39,49. A seleção será com uma prova objetiva, marcada para 18 de abril. Serão 60 questões, divididas entre Língua Portuguesa (10), Raciocínio Lógico Quantitativo (10), Ética no Serviço Público (5), Noções de Administração/Situações Gerenciais (15) e Conhecimentos Técnicos (20).

Já para as vagas de recenseadores, o requisito é ensino fundamental completo e a taxa de inscrição é de R$ 25,77. A prova, também objetiva e com 50 questões, será no dia 25 de abril. O candidato terá que responder sobre Língua Portuguesa (10), Matemática (10), Ética no Serviço Público (5) e Conhecimentos Técnicos (25).

Os candidatos que quiserem (e preencherem os requisitos), poderão participar dos dois processos seletivos. Os resultados serão divulgados em 27 de maio.

As vagas são temporárias e os contratos terão duração prevista de três meses para a função de recenseador e de cinco meses para os demais, podendo ser renovados de acordo com as necessidades do IBGE e a disponibilidade orçamentária.

Os salários previstos são de R$ 1,7 mil para supervisor e R$ 2,1 mil para agente municipal, ambos com jornada de trabalho de 40 horas semanais. Já para os recenseadores, o salário varia conforme a produção e dependendo do local de trabalho - segundo o IBGE, a partir dessa terça será possível simular no site do órgão (https://www.ibge.gov.br)

.

Em todo o Brasil, o IBGE deve recrutar 204.307 pessoas para trabalhar no Censo 2021. Serão 181.898 recenseadores, 16.959 agentes censitários supervisores e 5.450 agentes censitários municipais.