Notícias / 22 de fevereiro de 2021 às 20:46

Harmonia segue sob regras de bandeira vermelha, mas com restrições

Estão proibidas atividades não essenciais entre as 20 horas e as 5 horas da manhã e aulas presenciais seguem nas Emeis e nas turmas de 1º e 2º anos das Emefs

Eduardo Leite, junto com o vice e secretários, teve reunião esta tarde com representantes das prefeituras do Estado - Foto: Felipe Dalla Valle/Piratin

Harmonia segue em regras gerais de bandeira vermelha a partir desta terça-feira (23), para o comércio e outras atividades. Porém, por ordem do governo do Estado, as atividades não essenciais estarão suspensas todas as noites, entre as 20 horas e as 5 horas da manhã do dia seguinte. A proibição não vale para os turnos da noite de indústrias, mas abrange reuniões e eventos, além de aglomerações e circulação de pessoas em ambientes públicos ou privados - sejam eles internos ou externos.

No caso das escolas, a partir da quarta-feira (24) as Harmonia seguirá com aulas presenciais apenas para as crianças da Educação Infantil e para os alunos das turmas de 1º e 2º anos dos estabelecimentos de Ensino Fundamental do Município. A manutenção das atividades para essas turmas foi um pedido dos prefeitos do Vale do Caí e de outras regiões do Estado, pela dificuldade dos pais terem com quem deixar os filhos para irem trabalhar.

No caso de Harmonia, as outras turmas do Ensino Fundamental ainda terão aulas presenciais nessa terça (22). Isso havia sido definido ainda no fim da manhã de hoje pela Secretaria Municipal de Educação, já que as regras definitivas do Estado sobre o que pode funcionar seriam publicadas no final da tarde e os pais não teriam tempo de se organizar.

RISCO

Segundo o prefeito Ernani Forneck, é importante que as pessoas colaborem com as medidas de prevenção contra a Covid-19, com o uso de máscaras, álcool em gel e evitando aglomerações. Não só para evitar o risco de Harmonia cair em regras de bandeira preta mais adiante, mas principalmente para salvar vidas.

‘Estamos há tempo sem registrar mortes ou internações, mas tivemos, nos últimos dias, um aumento na procura de atendimento, no posto de saúde, por pessoas com sintomas respiratórios’, explica Ernani. Além disso, os hospitais da região informaram à Secretaria de que estão com problemas de lotação. ‘As pessoas precisam se cuidar e cuidar dos outros’, assinala o prefeito.