Notícias / 01 de março de 2021 às 17:25

Prefeitura suspende aulas presenciais nas Emeis e Emefs

A medida atende a uma decisão da 1ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, que vale para todo o Estado enquanto durar a bandeira preta ou não for derrubada por recurso

Prefeitura suspende aulas presenciais nas Emeis e Emefs

A Prefeitura de Harmonia suspendeu, a partir deste terça-feira (2), as aulas presenciais nas Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) e nas turmas do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. A medida atende a uma decisão da juíza Rada Maria Metzger Kepes Zaman, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, que passou a valer para todo o Estado. A suspensão vale enquanto durar o decreto de bandeira preta do Sistema de Distanciamento Controlado do Estado, ou enquanto valer a decisão judicial - a Procuradoria Geral do Estado anunciou agora à tarde que entrou com recurso contra a medida.

As Emeis e as primeiras séries do Ensino Fundamental haviam sido liberadas dentro do próprio decreto de bandeira preta publicado na última semana e que passou a valer no sábado (27). Na ocasião, o governo do Estado havia atendido a um pedido do prefeito harmoniense e de quase todas as prefeituras do Estado, já que muitos pais não teriam com quem deixar os filhos.

Segundo o prefeito Ernani Forneck, sem as aulas presenciais, muitos acabariam tendo que pedir a conhecidos ou até pagar alguém para cuidar dos pequenos. A Justificativa dos prefeitos foi de que, nesses casos, as crianças correriam mais risco do que no ambiente controlado das escolas.

Porém, diante da decisão da juíza, pelo menos por hora os prefeitos a são obrigados a fechar totalmente as escolas.