Notícias / Agricultura / 06 de maio de 2021 às 08:20

Conselho Municipal de Agricultura e Meio Ambiente tem nova composição

Foi eleito por unanimidade na noite de segunda-feira, dia 3, o novo grupo que estará à frente do Conselho Municipal de Agricultura e Meio Ambiente na gestão 2021-2022. O novo presidente é Léo Carlos Hensel, que terá Paulo André Schaedler, como vice-presidente, Edgar Roberto Fink Neto, como primeiro secretário e Maria Lucila Lunkes Kirch, segunda secretária. Além deles, foram confirmados ainda mais de 40 representantes, entre titulares e suplentes, oriundos de diferentes entidades ou localidades, para compor o conselho.

Na pauta da reunião, conduzida pelo secretário municipal da Agricultura, Antonio Kunzler, esteve ainda a apresentação do vídeo institucional que apresenta dados sobre a produção primária do município, bem como, uma prestação de contas do setor relativa aos 100 primeiros dias de governo. Foi tratado ainda sobre o concurso de decoração de jardins ‘Harmonia Mais Florida’, que segue com inscrições abertas, além de ter sido ressaltada a importância de apresentar a declaração de rebanho na Secretaria até o final do mês de maio.

Aprovação de incentivo para jovens agricultores

Na oportunidade, os conselheiros também aprovaram o repasse do incentivo para três jovens que se encaixam no projeto ‘Jovem Empresário Rural’, instituído através da Lei Municipal 1273/2017. Por meio da iniciativa, Lucas Duarte Flach, Kelvin Löef e Júlio Cesar Schoffen receberão R$ 1,2 mil para iniciar as atividades na área da agricultura. ‘Para receber o incentivo, estes jovens atenderam a uma série de requisitos que são exigidos na lei. Caso mais algum jovem tenha interesse, pode nos procurar na Secretaria para obter mais informações’, ressalta Antonio.

Pedido de emenda parlamentar para compra de trator

Ainda na reunião, foi apresentada a necessidade de fortalecer o trabalho realizado pelos quatro grupos que prestam serviços de trator nas propriedades do município. Neste sentido, foi encaminhado uma solicitação de emenda parlamentar de R$ 200 mil ao deputado federal Jerônimo Goergen (PP).

O ofício foi assinado pelo presidente da Câmara de Vereadores, Michael Reichert, o secretário Antonio Kunzler, em conjunto com representantes das associações das comunidades de Vila Rica, Morro Azul, São Benedito e Nova Santa Cruz/Morro do Cedro. ‘As associações possuem despesas constantes com manutenção de equipamentos, tendo em vista manter a qualidade do atendimento e a redução de custo ao produtor. Assim, se faz necessária a compra de um novo trator neste momento’, comentam os responsáveis pelo pedido feito ao deputado.