Notícias / Cultura, Turismo e Desporto / 10 de maio de 2021 às 08:17

Carreata, missa e venda de kit típico são as atrações do Kerb

Pelo segundo ano consecutivo, os tradicionais festejos e bailes de kerb não poderão ser realizados em virtude da pandemia de Covid-19. A data, muito especial no calendário municipal, no entanto, não passará batida pela administração municipal e pela Paróquia São João Nepomuceno, que organizaram uma programação para a comunidade no próximo final de semana.

Neste ano, o kerb terá como tema ‘Tempo de Fé e Esperança’ e, tendo em vista isso, nos dias 14, 15 e 16, sexta, sábado e domingo da semana que vem, será realizada uma programação com cunho solidário em prol da reforma da Igreja Matriz. E é justamente na igreja que a programação terá início, com missa às 19h30 de sexta-feira.

No sábado, haverá uma carreata por todas as localidades do município. O percurso inicia às 13 horas em frente à igreja e deverá ter seu desfecho às 16 horas. Durante o trajeto, o padre Paulo Puhl estará em cima do caminhão de bombeiros para abençoar as pessoas que estiverem em frente de suas casas. Quem também participará do percurso, é o prefeito Ernani Forneck, o vice-prefeito Leozildo Rodrigues Lira e as soberanas da 9ª Früchtefest, rainha Milena Menz e as princesas Sandi Schaedler e Carolaine Reinehr.

A carreata encerra no Parque Municipal José Albino Jacoby, onde haverá benção e entrega dos kits de kerb. No kit, que tem cartões à venda para serem adquiridos antecipadamente, há uma cuca, um kit de lingüiça Ouro do Sul e uma garrafa de Spritzbier 900 ml. O valor do cartão é R$ 25,00 e será comercializado até segunda-feira, dia 10, por integrantes do Conselho Pastoral da Paróquia e colaboradores da Prefeitura. No dia, haverá ainda venda de chopp Malzberg e Oxdog no local. Tanto o kit, como o chopp, serão entregues no formato Drive Thru.

Quem não quiser participar da carreata, poderá retirar o kit no Parque já a partir das 14 horas. A programação festiva encerra no domingo, dia 16, com missa no Parque às 8 horas. Tanto no local, como na igreja, serão respeitados todos os protocolos sanitários exigidos durante a pandemia de Covid-19.

O prefeito Ernani Forneck convida os munícipes para participar das celebrações. ‘Convidamos toda a comunidade para participar das atividades, pois apesar do momento que estamos vivendo, o Kerb deve e merece ser lembrado’, enaltece. ‘Todo o valor arrecadado na venda dos kits, será revertido para a reforma da nossa igreja, que é um grande patrimônio histórico e cultural de Harmonia’, completa o prefeito.