Notícias / Administração, Trânsito, Serviços Comunitários e Meio Ambiente / 07 de junho de 2021 às 08:51

Dia Mundial do Meio Ambiente: conscientização começa nas escolas

Comemorado mundialmente neste sábado, dia 5, o Dia do Meio Ambiente tem por finalidade criar uma postura crítica e ativa em relação aos problemas ambientais, além de buscar maior conscientização sobre o tema. Tendo em vista isso, ao longo da semana, o assunto esteve presente nas salas de aula das escolas de Harmonia.

Na Escola Espaço do Saber, por exemplo, foram plantadas duas mudas de cerejeira e tarumã, além de terem sido distribuídas outra 28 mudas entre os alunos para levar para casa. A atividade foi coordenada pela professora Tatiane Steffens e as mudas foram fornecidas pela Prefeitura. O trabalho, entretanto, não parou por aí.

Nesta sexta-feira, o prefeito em exercício, Leozildo Rodrigues Lira e o técnico em Agropecuária, Rene Moscon estiveram nas escolas Espaço do Saber, Prudente de Moraes e Castro Alves para conversar com os estudantes sobre o tema. Numa atividade prática, Leozildo e Rene abriram duas sacolas de lixo coletadas na cidade e demonstraram aos alunos como separar o lixo de forma adequada. Eles ainda falaram sobre a importância de colocar o lixo na rua no dia certo.

Segundo Leozildo, atualmente Harmonia produz cerca de 70 toneladas de lixo por mês, dos quais 30 são reciclados e 40 são destinados para aterro sanitário. ‘Precisamos nos conscientizar para que esse material chegue à sede da empresa que faz a coleta em condições de reciclagem’, destaca. ‘Vocês que são o nosso futuro, precisam levar esse recado para casa. É importante que o lixo seja colocado na rua somente um dia antes da coleta. Isso também colabora para deixar nossa cidade mais bonita’, complementou Leozildo, orientando os estudantes.

Confira os dias da coleta seletiva:
Área urbana
Segunda e sexta-feira: lixo orgânico
Quarta-feira: lixo seco
3ª quinta-feira do mês: bota-fora
Interior
1ª e 3ª quarta-feira do mês: Nova Santa Cruz, Morro do Cedro, Floresta e Linha Lerner.
2ª e 4ª quarta-feira do mês: Morro Peixoto, Morro Santo Antônio, Vila Rica, Morro Azul, São Benedito e Saudades.