Notícias / Assistência Social / 08 de julho de 2021 às 08:00

Projeto ‘Harmonia Acolhe e Orienta’ é lançado

Com o objetivo de facilitar a adaptação dos imigrantes haitianos na comunidade harmoniense, teve início na tarde desta quarta-feira, dia 7, o programa ‘Harmonia Acolhe e Orienta’, que oferecerá oficinas para trabalhar a socialização e a convivência dos cerca de 110 imigrantes que vivem na cidade. A grande maioria atua na ESB do Brasil, empresa instalada no distrito industrial do município desde 2018.

A iniciativa é da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Cras Auxiliadora, em parceria com as secretarias municipais de Educação, de Cultura e de Saúde, além da própria ESB e do escritório local da Emater.

Com sede no Centro Comunitário Morro Azul e aulas semanais nas tardes de quarta-feira, o programa irá auxiliar no aprendizado da Língua Portuguesa, promover orientações sobre direitos e deveres, valores, ética e princípios nos mais variados temas, como promoção da saúde, planejamento familiar, plantas medicinais e fitoterapia. Além disso, acolher demandas de saúde mental e fazer as orientações pertinentes às situações apresentadas, bem como, promover espaços de conhecimento e trocas interculturais e socialização são outros objetivos do projeto.

Com cerca de 100 colaboradores haitianos no quadro funcional, a ESB do Brasil irá liberar semanalmente 30 colaboradores, que serão divididos em duas turmas de 15. Assim, cada colaborador terá duas horas de aula por mês. As atividades ocorrerão sempre às quartas-feiras, com uma turma se reunindo das 13h às 14h e outra das 14h30 às 15h30.

Trabalho humano e social

Conforme explica a assistente social do Cras Auxiliadora, Ana Maria Silveira de Oliveira Herter, através de um trabalho de identificação, entre os imigrantes haitianos que vivem em Harmonia, notou-se que cerca de 100 trabalham em algum dos setores da ESB. ‘Seus graus de escolaridade também são distintos, tendo de nível fundamental até ensino técnico. O idioma predominante é o Créole, porém, alguns falam também francês, inglês e espanhol. Por isso, a importância deles saber o português, relata.

Quem estará diretamente envolvida com o trabalho com os haitianos é a coordenadora da Secretaria de Cultura, Turismo e Desporto, Gláucia Pinheiro. ‘Encaro isso com boas perspectivas. Penso que posso contribuir na inclusão social, acolhendo, mostrando nossa cultura, origens e costumes, para que juntos tenhamos uma convivência mais harmônica’, destaca Gláucia, que na tarde de quarta-feira, teve também a companhia do agente administrativo da Prefeitura, Dante Hetzel Pereira, que esteve no Haiti por sete meses em missão de paz.

Segundo Gláucia, os encontros em grupo se darão através de oficinas, rodas de conversa, dinâmicas, palestras e audiovisuais, além das aulas específicas de língua portuguesa. ‘A proposta é de um encontro semanal, ao final da jornada de trabalho do turno da noite, facilitando, assim, o acesso dos imigrantes e a logística para o encontro, visto que muitos dependem do meio de transporte oferecido pela empresa para se locomoverem’, acrescenta.

Segundo a secretária de Assistência Social, Renate Forneck a iniciativa de lançar o programa surgiu também através de pedidos da comunidade. ‘Nós entendemos que para que haja uma convivência mais igualitária, os imigrantes precisam saber se comunicar e conhecer mais a nossa cultura e costumes. Por isso, estaremos oferecendo essa oportunidade. Temos que reconhecer o apoio da ESB nesse sentido’, enaltece a secretária.

Na tarde de quarta-feira, quem também participou do lançamento do programa foi o prefeito Ernani Forneck, que ressaltou a importância da atividade e a parceria com a ESB do Brasil. ‘Queremos que vocês se sintam em casa aqui em nossa cidade, pois muito mais que colaboradores da empresa, vocês são também cidadãos de Harmonia’, disse o prefeito.