Notícias / Gabinete do Prefeito / 13 de setembro de 2021 às 17:14

Município instala quatro novas câmeras de videomonitoramento

Oferecer mais segurança à população, monitorar pontos estratégicos do município e, por consequência, diminuir os riscos de criminalidade. É com este intuito que a Prefeitura de Harmonia adquiriu e já instalou quatro novas câmeras de videomonitoramento. Com as aquisições, o município passa a contar com seis filmadoras de alta resolução e longo alcance.

Além das duas câmeras já instaladas ao longo da rua 25 de julho, na área central da cidade, agora há também uma filmadora em frente à Praça Municipal Pedro Bertoldo Gewehr, a qual monitora todo o espaço de lazer, bem como, os seus arredores. Outra filmadora foi instalada próxima ao Parque Municipal José Albino Jacoby, monitorando assim também a entrada para a Estrada Nova Santa Cruz e as localidades de Canto Lerner e Despique.

Além disso, foi instalada uma filmadora na Estrada Morro Azul, próxima ao pórtico em direção à Tupandi. Esta monitora ainda as entradas e saídas dos veículos que vão em direção à São Benedito e Saudades. Também foi executada a instalação de uma câmera com o intuito de monitorar o cemitério municipal e uma das entradas para a localidade de Despique.

De acordo com o prefeito Ernani Forneck, desta forma, todas as saídas e entradas do município estão sendo videomonitoradas. ‘As imagens são transmitidas diretamente para a central da Brigada Militar de Harmonia, que tem acesso às mesmas em tempo real’, comenta. ‘Em breve, estarão sendo instaladas placas informativas para comunicar que Harmonia é um município que conta com este sistema de videomonitoramento, o que colabora para inibir a ações de pessoas mal intencionadas’, complementa.

Para realizar este investimento, a administração municipal contou com uma emenda parlamentar de R$ 100 mil do deputado federal Heitor Schuch (PSB), através de um pedido do diretório local da sigla e seus vereadores. O Município, por sua vez, investiu R$ 20 mil como contrapartida. A empresa que venceu o processo licitatório e executou a instalação dos equipamentos foi a SCJ Segurança Digital.

O prefeito agradece ao deputado Heitor Schuch e aos representantes do PSB de Harmonia pela destinação do recurso. ‘Dia 1º de outubro, o deputado estará em Harmonia para um ato de inauguração na Praça Municipal. Mas já queremos antecipadamente manifestar nosso agradecimento. Trabalhando em conjunto, sem olharmos para siglas partidárias, poderemos fazer sempre mais por Harmonia’, ressalta Ernani.