Notícias / Saúde / 01 de novembro de 2021 às 13:12

Outubro Rosa/Novembro Azul: palestra ou para a importância da prevenção

A temperatura agradável se confirmou e a Praça Municipal Pedro Bertoldo Gewehr recebeu um expressivo público na noite desta sexta-feira, dia 29. Ao todo, mais de 600 homens e mulheres foram até o local interessados na palestra sobre as campanhas ‘Outubro Rosa/Novembro Azul’, conduzida pela personagem Herta, da Companhia Curto e Arte em conjunto com a médica do Centro Municipal de Saúde, Geni Lenice Herbert.

Acostumada a arrancar risadas do público a todo instante, no evento desta sexta, Herta falou sobre algo sério com os harmonienses. Apesar de fazer brincadeiras em alguns momentos, ela conduziu uma entrevista com Geni, que explicou as causas, sintomas, tratamentos, diagnóstico e prevenção de doenças, como o câncer de mama e de próstata.

Além disso, subiu ao palco da praça, a moradora de São Benedito, Aline Schneider, que trata um câncer de mama há alguns meses. Ela falou da sua experiência com a doença e como encara o desafio de passar pelo tratamento. Também foram convidados a se apresentar os integrantes do grupo ‘Renascer’, que desde 2018 reúne moradores de Harmonia que tiveram algum tipo de câncer.

No evento, apresentou-se ainda a Orquestra Jovem da Acefh, fechando o encontro com um belo show para quem aproveitou a noite de sexta-feira para sair de casa e aprender um pouco mais sobre assuntos sérios e que merecem toda a atenção.

Quem elogiou a iniciativa, antes de dar a sua benção para o público presente no local foi o padre Paulo Puhl. ‘Muito louvável a ideia de reunir homens e mulheres num só encontro, que trata a importância da prevenção. Estão todos de parabéns!’, disse o pároco.

Para o prefeito Ernani Forneck, a expressiva presença do público demonstra o interesse da comunidade no assunto. ‘Sempre digo que o melhor remédio que temos é a prevenção. Por isso, me alegro ao ver tanta gente aqui na praça hoje. Quero agradecer a equipe das secretarias de Assistência Social e de Saúde por esta iniciativa. Tenho certeza que todos retornam para suas casas hoje com um pouco mais de conhecimento sobre esse importante assunto’, destaca Ernani.