Notícias / Agricultura / 11 de janeiro de 2022 às 11:31

Com R$ 958 mil de incentivos repassados aos produtores rurais, setor primário representa 58% do retorno de ICMS do município

Os números comprovam a força do setor primário de Harmonia. Dados divulgados pela Secretaria Municipal de Agricultura nesta semana indicam que a atividade representa 58% do retorno de ICMS do município. Os outros 42% são divididos entre comércio, indústria e prestação de serviços.

Conforme o secretário de Agricultura, Antonio Kunzler, atualmente há um aumento significativo na participação da agropecuária no valor adicionado. ‘Isso ocorre em função da implantação de incentivos aos agricultores e da construção de pocilgas e aviários em sistema de integração’, entende Antonio.

Destaca-se, neste sentido, a criação de suínos, com uma produção de 67.209 cabeças por lote de quatro meses; aves, com criação de 2.460.540 aves por lote de 45 dias; produção de ovos, com um milhão de unidades por trimestre, 2 mil hectares de citricultura (laranja, bergamota e limão), o que corresponde a 1,6 milhões de caixas de frutas; 600 hectares de milho para silagem e grão, utilizados na produção de gado de corte; bacia leiteira (3.787 bovinos), com uma produção de 30 mil litros de leite ao mês.

Os dados da Secretaria Municipal de Agricultura apontam ainda que a soma de 682 produtores com 433 famílias ativas, que tiram o seu sustento da atividade agropecuária, resulta numa soma de R$ 190 milhões em notas emitidas em 2020. ‘Este é o valor adicionado de todos os talões de produtores juntos, o que representa 58% do orçamento do município’, acrescenta Antonio.