Notícias / Cultura, Turismo e Desporto / 21 de janeiro de 2022 às 09:22

Biblioteca Pública Municipal é reaberta à comunidade

Com mais de mil exemplares disponíveis, a Biblioteca Pública Municipal Córtula Marina Konzen Gegler voltou a abrir suas portas depois de muitos anos.  O espaço, agora localizado na rua 25 de julho, junto ao Conselho Tutelar, está aberto para visitação de segunda a quinta-feira, das 7h30 às 11h30, e das 13h às 16h30, enquanto que nas sextas o atendimento se dá entre 7h30 e 12h30.

Além das obras já existentes no acervo histórico da biblioteca, foram adquiridas diversos exemplares de diferentes gêneros e autores. São dezenas de obras de romance, religião, literatura gaúcha, brasileira e internacional, comédias, coletâneas infantis e infanto-juvenis, e até mesmo o mais recente livro dos recordes, o Guinness World Records. Há ainda livros em formato acessível, como por exemplo, com escrita em Braille.

Obras de autores de renome, como Luis Fernando Veríssimo, Machado de Assis, Clarice Lispector e Moacir Scliar também podem ser encontradas na biblioteca, que conta ainda com novos computadores, à disposição para a realização de pesquisa. Ao todo, foram investidos R$ 25.582,00 mil para reabrir o local, sendo R$ 5.725,00 com recursos oriundos do Município e R$ 19.857,00 do projeto Mais Cultura/Biblioteca Viva RS, do governo do Estado.

A coordenadora municipal de Cultura, Gláucia Pinheiro, destaca que a reabertura do espaço era um desejo seu. ‘Ouvimos de muitas pessoas que precisávamos de uma biblioteca pública em Harmonia. Mas na verdade, ela já existia, só estava fechada. Assim, procuramos oferecer um novo e amplo espaço para a comunidade, com centenas de livros. Aqui, crianças, adultos e idosos irão encontrar algum exemplar do seu gosto’, ressalta Gláucia.

Conforme o prefeito Ernani Forneck, reabrir as portas da biblioteca significa oferecer novas oportunidades para a população de Harmonia. ‘Desta forma, queremos que as pessoas que têm o hábito da leitura possam trocar de exemplares regularmente e, além disso, enquanto administração municipal, incentivar mais pessoas a aderir a esse tão saudável hábito’, salienta Ernani.