Notícias / Agricultura / 21 de junho de 2022 às 08:12

Semana da Citricultura iniciou com tarde de campo sobre a mosca-das-frutas

O pomar do agricultor Cláudio Burg, na localidade de Vila Rica, foi o local escolhido para dar início à programação da 1ª edição da Semana da Citricultura de Harmonia. Promovida pela Prefeitura, em parceria com o escritório municipal da Emater e com o apoio da Câmara de Vereadores, o evento com atividades voltadas aos citricultores, teve como pontapé inicial a realização de uma tarde de campo sobre a mosca-das-frutas. A programação abordou o ciclo biológico, iscas de monitoramento e estratégias de controle com as moscas.

Participaram da atividade o prefeito Ernani Forneck, o vice-prefeito Leozildo Rodrigues Lira, o secretário de Agricultura, Antonio Kunzler, o técnico em Agropecuária da Prefeitura, Rene Moscon, representantes da Emater, como o supervisor regional da microrregião de Montenegro, Fabio Andre da Encarnação, extensionistas Marcos Schafer e Silvia Pinzon Gomes, além do engenheiro agrônomo, André Volpato.

Em seus pronunciamentos na abertura da programação, Ernani, Leozildo e Antonio destacaram a importância da parceria entre Município, Emater e os citricultores, além de informarem o aumento na emissão de notas na área no último ano. Prefeito, vice e secretário ressaltaram ainda que na 10ª Früchtefest, será a oportunidade de divulgar mais uma vez a qualidade da fruta produzida em Harmonia.

As atividades da Semana da Citricultura seguem nesta quinta-feira, dia 23, no Centro de Convivência do Parque Municipal, quando ocorre uma palestra técnica sobre a ‘pinta preta’ dos citros. O encontro, que inicia às 19h, terá como tema as características da doença, épocas de aplicação para o controle da praga, bem como estratégias de controle para a mesma. Todos os citricultores são convidados a participar.