Notícias / Saúde / 21 de junho de 2022 às 10:12

Município cria Cadastro Único de Doadores de Sangue

Os harmonienses com o propósito de doar sangue podem procurar o Centro Municipal de Saúde para realizar a sua inscrição num novo programa da Secretaria de Saúde de Harmonia. Trata-se do Cadastro Único de Doadores de Sangue, iniciativa sugerida pelo vereador Rui Birnfeld há alguns meses e que, inclusive, é Lei Municipal.

Por meio do projeto, todo o munícipe que queira doar sangue, pode realizar um cadastro onde irá informar seu nome completo, tipo sanguíneo, endereço e telefone para contato. O acesso à relação de doadores ficará restrito aos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, não sendo, portanto, exposta publicamente.

A secretária Simone Klassmann saúda a iniciativa. ‘Neste exato momento, há alguém precisando de sangue, e como não há substituto ao sangue, o doador é considerado a peça-chave do processo. Por isso, esse cadastro nos possibilitará avançar e saber quantas pessoas há em Harmonia interessadas em doar seu sangue, e desta forma, promover mais campanhas ou até mesmo as chamar em casos de emergência’, salienta Simone.