Notícias / Agricultura / 29 de junho de 2022 às 12:00

Produtores recebem orientação técnica da Silvestrin Frutas

Um grupo de produtores rurais harmonienses integrados à Silvestrin Frutas participou na manhã desta terça-feira, dia 28, de uma capacitação técnica sobre pulverização. A atividade faz parte de um processo de evolução tecnológica de produção implementado pela Silvestrin, em parceria com a Sakata e foi ministrada pelo engenheiro agrônomo, Sérgio Hanai, da Sakata, empresa com sede em Bragança Paulista, interior de São Paulo. Participou ainda um representante da Silvestrin e o secretário municipal de Agricultura, Antonio Kunzler.

Segundo o técnico em Agropecuária da Prefeitura, Rene Moscon, atualmente há três produtores que trabalham por meio do sistema integrado com a empresa no município. ‘Em Harmonia são cultivados tomates do tipo Sweet Grape e mini pimentões’, destaca.

Na oportunidade, foram repassadas informações técnicas de fisiologia vegetal, estágios de desenvolvimento das plantas e a forma correta de se fazer as misturas dos agroquímicos para preparação da calda de tratamento das doenças e pragas que atingem as culturas.

‘Tudo isso seguindo as recomendações da portaria do Governo, NR 31, que reúne regras e orientações sobre segurança e saúde no trabalho na agricultura, pecuária, silvicultura, exploração florestal e aquicultura para produtores rurais, empregadores, trabalhadores e fiscais do trabalho’, explica Rene. Ainda segundo ele, a portaria esclarece obrigações para aplicação de agroquímicos e outros aspectos da segurança do trabalhador e tem prazo para adequação até 27 de outubro.