Notícias / Educação / 26 de setembro de 2022 às 18:42

1ª no Vale do Caí e 3ª no Estado: Escola Espaço do Saber é destaque no IDEB

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Espaço do Saber colocou Harmonia em destaque no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Com nota 6,8, na avaliação realizada com alunos do 9º ano, o educandário ficou em terceiro lugar no Rio Grande do Sul, dentre as escolas federais, estaduais e municipais. No Vale do Caí, a escola harmoniense está no topo, ocupando a 1ª posição geral.

No entendimento da diretora Louvete Artus, o 6,8 no IDEB é uma conquista para toda a comunidade escolar. ‘Divido os méritos desta conquista com todos os colaboradores da Espaço da Saber e a administração municipal. Juntos, garantimos todo o suporte necessário para que nossos alunos tenham uma aprendizagem qualificada. Os números do IDEB estão demonstrando que todo o nosso esforço vale a pena’, enfatiza a diretora.

Conforme o secretário municipal de Educação, Fabiano de Campos Silva, os números não são por acaso. ‘É um trabalho que vem sendo realizado por toda a equipe de profissionais da Espaço do Saber há muito tempo. Desde que inauguramos essa escola, fomos implementando programas, aperfeiçoando a infraestrutura, tanto física como humana, buscando sempre melhorar o ensino oferecido aos estudantes’, destaca o secretário.

Em 2017, quando a nota do IDEB da escola era 4.9, havia um expressivo número de reprovações do 6º ao 9º ano. Em 2019, não foi diferente. Já em 2021, o número de reprovações foi zerado entre os alunos dos anos finais, o que Fabiano entende ter sido decisivo para a melhora nos índices. ‘A aprovação não pode ser apenas por notas, mas sim, por todo um contexto de ensino aplicado. Desde que assumimos a Educação, pensamos e aplicamos medidas para ensinar com qualidade, respeitando a personalidade de cada educando’, ressalta. ‘Um aluno pode ser muito bom em português, mas ter dificuldades em matemática. O que precisa ser levado em consideração é o respeito à sua característica, isso porque no futuro, ele naturalmente achará caminhos na sua área de facilidade. Nós, como gestores, precisamos ter isso em mente’, enfatiza o secretário.

Para ele, a nota alcançada neste ano pode ainda melhorar nos próximos anos. ‘Adquirimos em 2022 o programa educacional ‘Aprende Brasil’, uma plataforma que consiste em um sistema de ensino completo, que oferece um conjunto de soluções para a rede de ensino pública. Esse programa foi desenvolvido para potencializar a qualidade do ensino nas escolas e já vem fazendo a diferença no dia a dia das nossas escolas municipais’, ressalta Fabiano.

O prefeito Ernani Forneck destaca que o índice positivo representa o resultado de um trabalho sério realizado por todas as partes envolvidas na Educação do município, começando já na educação infantil. ‘Os estudantes têm todo o mérito pelo que fizeram nas provas, mas nada disso seria possível se não existissem pais que os incentivam, professores comprometidos e uma equipe diretiva e a Secretaria de Educação, que trabalha muito no dia a dia para proporcionar boas condições de trabalho a todos. Meus parabéns a todos’, reconhece o prefeito.