Administração municipal homenageia profissionais e alunos da Escola Espaço do Saber pelo desempenho no IDEB

Uma solenidade realizada pela administração municipal na manhã desta quinta-feira, dia 29, buscou reconhecer o trabalho realizado por toda a equipe de profissionais e alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Espaço do Saber. O ato ocorreu em virtude do desempenho alcançado pelo educandário no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Com nota 6,8, na avaliação realizada com alunos do 9º ano, a Espaço do Saber ficou em terceiro lugar no Rio Grande do Sul, dentre as escolas federais, estaduais e municipais. No Vale do Caí, a escola está no topo, ocupando a 1ª posição geral.
Durante a solenidade, o prefeito Ernani Forneck, o secretário municipal de Educação, Fabiano de Campos Silva e a coordenadora da pasta, Márcia Hartmann, agradeceram todo o empenho dos envolvidos na conquista. Eles entregaram uma flor a cada professor, como forma de gratidão pelo trabalho realizado a favor do educandário, que foi inaugurado em 2015.
Coordenadora pedagógica das séries finais e professora de Português da turma que realizou a prova em 2021, Carina Maria Hilgert Mossmann, cita que no início do ano passado, quando iniciou o trabalho de supervisão das séries finais, colocou como meta o aumento da nota do IDEB. ‘Sabemos o quanto um objetivo é capaz de unir um time e o quanto resultados palpáveis são capazes de motivar’, destaca.
Ainda, segundo ela, a escola é organizada em torno do desenvolvimento da capacidade crítica dos alunos através de projetos inovadores, leitura, interpretação, tecnologia e criatividade. ‘Procuramos superar o modelo de ensino sustentado pela repetição de conteúdos, ou seja, não queremos ensinar a decorar, mas sim a pensar. Dessa forma, buscamos desenvolver nos alunos as habilidades que justamente são exigidas nas provas do Saeb: raciocínio lógico, interpretação e reflexão’, ressaltaa Carina.
Já a professora de Matemática da turma que realizou a prova em 2021, Engrid Cristina Heck, ressalta seu orgulho pelo feito alcançado. ‘Ser e ter história na construção desta escola e do processo de ensino- aprendizado me faz acreditar cada vez mais de que podemos desmistificar estereótipos criados em torno da Matemática, que é temida por muitos alunos’, entende. ‘Sempre enfatizo que com um quadro, giz, professores motivados, alunos comprometidos e com amor pelo que se faz, ainda é possível fazer muito pela educação’, complementa.
A diretora Louvete Artus não pensa diferente. ‘Estou imensamente feliz pelo resultado alcançado, o qual vem sendo plantado desde cedo no núcleo familiar através dos pais incentivando seus filhos a estudarem, e nós dando continuidade a esse processo no ambiente escolar com uma estrutura adequada, contando com o apoio da Secretaria de Educação e profissionais qualificados contribuindo para que esse retorno venha a ser favorável’, salienta. ‘Tenho certeza de que esse trabalho terá continuidade porque há muito amor envolvido para com nossos alunos e por nossa escola’ acrescenta.
Aluna do 9º ano de 2021, Priscila Hans Rodrigues, diz sentir-se muito orgulhosa e feliz por ter participado dessa avaliação. ‘Sei que é uma conquista que veio de muita dedicação e comprometimento por parte dos alunos, professores, direção e Secretaria de Educação, principalmente mérito pelos ensinamentos das nossas professoras Carina e Engrid, que nos acompanharam neste período de preparação para a prova. ‘Para nosso município é maravilhoso conseguir essa pontuação’, enfatiza Priscila.
Caio Loef, que é aluno da mesma turma, cita a sua alegria por fazer parte desta conquista. ‘Fico feliz por fazer parte desta conquista e por ter estudado nessa escola que sempre tenta proporcionar o melhor para seus alunos’, complementa.