1ª Feira de Iniciação Científica da Escola Espaço do Saber teve 28 trabalhos

Em sua primeira edição, a Feira de Iniciação Científica da Escola Espaço do Saber mobilizou alunos e professores ao longo desta segunda-feira, dia 28. Ao todo, 28 trabalhos, desenvolvidos concomitantemente às aulas ao longo do semestre, foram apresentados pelos estudantes à comunidade harmoniense.
Conforme explica a diretora Louvete Artus, até o ano passado a escola só tinha Feira de Ciências com experimentos. ‘Este ano iniciamos com a pesquisa seguindo métodos científicos, os resultados foram muito satisfatórios e já tivemos muitos trabalhos que se destacaram. Quero agradecer a todo o empenho da comunidade escolar para a realização desta primeira edição’, salienta a diretora.
Para a coordenadora pedagógica da Espaço do Saber, Carina Maria Hilgert Mossmann, a construção do conhecimento sempre esteve atrelada à curiosidade ou à necessidade. ‘Nos dois casos, o estudo se dá através de uma motivação à pesquisa a fim de resolver um problema. Por isso, não há como conceber o ensino sem pesquisa’, cita. ‘Precisamos desenvolver a autonomia, criatividade e interesse dos alunos em estudar. Por isso apostamos na iniciação científica como forma de prepará-los para a vida prática e acadêmica. Sou grata à professora Gabriela Nilson pelo empenho no desenvolvimento da metodologia científica com os alunos’, complementa Carina.
Quem também demonstra entusiasmo com o resultado da feira é o secretário municipal de Educação, Fabiano de Campos Silva. ‘Estivemos observando a apresentação dos trabalhos e ficamos otimistas por ver que logo na primeira edição já se pode notar o interesse das crianças e jovens na realização de trabalhos científicos, que exigem muita pesquisa’, ressalta Fabiano.