Notícias / Agricultura / 09 de dezembro de 2022 às 09:25

Palestra reforça importância da prevenção ao Greening

Um encontro realizado na tarde desta quinta-feira, 8 de dezembro, reuniu cerca de 70 harmonienses interessados em saber mais sobre prevenção ao Greening.

Participaram citricultores, produtores de mudas, comerciantes e proprietários de packing house, além de autoridades como o prefeito Ernani Forneck, o deputado federal Heitor Schuch (que estava em roteiro pela região), o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Harmonia, Leomar Weber, bem como, o supervisor da microrregião da Emater, Fábio Encarnação, o chefe do escritório local da Emater, André Volpato, o secretário municipal de Agricultura, Antonio Kunzler e o técnico em Agropecuária da Prefeitura, Rene Moscon. Também estiveram presentes os engenheiros agrônomos e fiscais agropecuários do Estado, Alonso Andrade, Rui Ragagnin e Daniele Oliveira.

A programação, que ocorreu no Centro de Convivência do Parque Municipal, teve como foco a definição de ações preventivas em relação à doença. Segundo Alonso Andrade, o objetivo é evitar que a doença chegue ao Rio Grande do Sul. ‘A fiscalização está sendo intensificada, por isso, vamos apreender frutas com galhos e folhas que vierem de outros estados, bem como, em caso de reincidência, levar para aterro sanitário’, disse Alonso.

Conforme o secretário de Agricultura de Harmonia, Antonio Kunzler, as ações preventivas precisam ocorrer desde o viveirista, citricultor, intermediário, comerciante e os proprietários de Packing House. ‘Não adianta só cobrar do poder público, todos devem fazer seu dever de casa’, ressalta Antonio.

O Greening

O Greening é uma doença cítrica sem cura e que causa a morte de plantas. Também chamada de HLB, a doença já atinge propriedades rurais de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Mato Grosso do Sul há alguns anos. Mais recentemente, foi diagnosticada em Santa Catarina.

A doença é transmitida pelo inseto Psilídeo, uma pequena cigarrinha de 3mm. O Greening é disseminado através de mudas e plantas infectadas, o que inclui todas as variedades de citros e a Murta, uma planta ornamental.

Como evitar que a doença chegue ao Rio Grande do Sul

Não comprar mudas cítricas de fora do Estado; não comprar frutas cítricas de fora do Estado com galhos e folhas; não comprar mudas sem procedência, mesmo no Estado; não plantar mudas cítricas em vias públicas em áreas urbanas, além de não comprar mudas de murta de fora do Estado e sem procedência.