Notícias / Agricultura / 16 de janeiro de 2023 às 18:40

Reunião técnica envolve produtores interessados na construção de estufas

A propriedade de Rodrigo Hoffmann, na localidade de Vila Floresta, sediou na tarde de quinta-feira, dia 12, uma reunião entre produtores interessados na construção de estufas no sistema de integração com a Silvestrin.

Participaram do encontro o engenheiro agrônomo da Silvestrin, Marcio Geraldo Jampani, o engenheiro agrônomo e chefe do escritório local da Emater, André Volpato, o vice-prefeito Leozildo Rodrigues Lira, o secretário municipal da Agricultura, Antonio Kunzler, o técnico agrícola da Prefeitura, Renê Moscon, bem como, representantes da Agrimar e agricultores interessados na construção de novas estufas.

Na oportunidade, o engenheiro agrônomo Marcio explicou as normas técnicas para construção, introdução de cultura, manejo e comercialização. Já o produtor rural Rodrigo Hoffmann relatou a sua experiência na produção de mini pimentões, que segundo ele é uma cultura rentável. Rodrigo, que está com a terraplanagem concluída para ampliar sua produção, também é produtor de maracujá há vários anos. ‘Meu grande problema sempre era a colocação do produto, hoje integrado à Silvestrin, com a venda em 100% da produção, é só produzir e entregar. No final do mês, o dinheiro está na conta’, disse Rodrigo, durante a reunião.

Durante a ocasião, o secretário Antonio expôs os projetos de subsídio oferecidos pelo poder público para a produção em estufas. São eles: 900 m² de filme solar, terraplanagem, taxas de água reduzidas e análises de solo com subsidio de 60% em parceria com a Emater, UCS e Sebrae. ‘Também efetuamos o pagamento integral do frete de insumos mediante apresentação da análise de solo interpretada por profissional, além do projeto técnico e de investimento quando necessitar de financiamento’, destacou Antonio.

O secretário citou ainda que é prioridade para a administração municipal continuar incentivando a produção rural, trazendo alternativas para diversificação e renda às famílias. ‘O mais importante é manter o jovem na agricultura para a sucessão familiar, o que é notório nos últimos investimentos realizados em nosso município’, acrescentou Antonio.

Interessados em empreender em parceria com a Silvestrin podem procurar a Secretaria da Agricultura para obter mais informações ou ainda solicitar uma visita por meio do fone (51) 3695-1111.