Notícias / Agricultura / 27 de janeiro de 2023 às 18:11

Estrada de Nova Santa Cruz terá novo traçado para instalação do biodigestor

Um projeto sonhado e planejado em Harmonia há duas décadas se tornará realidade ainda em 2023. Trata-se da implantação do biodigestor, equipamento que possibilitará a redução do impacto ambiental da criação dos suínos no município e na região, além da ampliação da produção na suinocultura em 30% até 2024 em Harmonia. Os municípios de Pareci Novo, Maratá, São José do Sul e Tupandi também são parceiros no projeto.

A usina onde o biodigestor será instalado estará localizada na Estrada Geral de Nova Santa Cruz. E é por esse motivo que desde o início da semana as máquinas da Prefeitura trabalham na localidade para promover a alteração do traçado da via. Por meio da obra, a administração municipal busca reduzir em até 500 metros a extensão da estrada, acabando com as curvas hoje existentes. A previsão é de que o serviço seja concluído até o final do mês de fevereiro.

Logo após, o projeto do biodigestor começará a sair do papel. Num investimento de mais de R$ 38 milhões - custeado totalmente pela iniciativa privada - serão construídos três reatores que transformarão o dejeto destinado por propriedades rurais em biogás, podendo ser utilizado em forma de energia, calor ou como substituto do gás natural.

Ao passo que o investimento para a construção, instalação e manutenção dos equipamentos será responsabilidade da empresa investidora, caberá ao Município e aos produtores rurais o transporte da biomassa. Somada a produção de Harmonia, Tupandi, Pareci Novo, Maratá e São José do Sul, a estimativa é que haja mais de 500 mil litros de biomassa de dejeto de suínos, bovinos, aves poedeiras e resíduos do frigorífico da Cooperativa Ouro do Sul.

Entenda o projeto

Segundo o vice-prefeito e secretário de Administração, Trânsito, Serviços Comunitários e Meio Ambiente, Leozildo Rodrigues Lira, atualmente o Município conta com a Licença Prévia (LP) aprovada pela FEPAM e a Licença de Instalação (LI) aguardando aprovação. ‘Assim que liberar a LI, começarão as obras da construção da usina, com previsão de conclusão até o final do ano’, anuncia o vice-prefeito.

Conforme explica Leozildo, além dos benefícios ao meio ambiente, com o biodigestor em funcionamento, os agricultores poderão ampliar sua produção sem a preocupação com relação a áreas de terras para depositar o resíduo final da produção, o que hoje é um entrave para a ampliação da criação integrada de suínos. ‘Também no próximo empreendimento não será necessária a construção de esterqueiras, podendo se aproveitar as já existentes ou carregar os dejetos diretamente nas canaletas’, cita.

Ainda, de acordo com o gestor, o dejeto será levado com logística disponibilizada pelo Município até a usina, onde será extraído o biometano, e após um período de 35 dias, voltará às propriedades produtoras, sem cheiro e potencial superior em adubação para os solos. ‘Iremos alavancar a produção de suínos em nossa região, sendo também uma fonte de energia limpa e renovável, onde ganha todo mundo: meio ambiente, o social e o econômico’, ressalta Leozildo.

Parceria com municípios

O projeto de implantação do biodigestor é discutido na comunidade há muito tempo. Desde que o assunto começou a ser tratado, diversas tratativas foram realizadas em busca de investidores. Em 2018, no entanto, foi realizado um levantamento de estudo de viabilidade para a definição do volume de dejetos para a usina.

Conforme Leozildo, até o ano passado, apenas Harmonia e Tupandi tratavam sobre o assunto. ‘No início deste ano, porém, se viu a necessidade de ampliar essa parceria para obtermos o volume previamente acordado com os investidores’, cita o vice-prefeito. ‘Foi aí que procuramos as Prefeituras de Pareci Novo, Maratá e São José do Sul, que assim como Tupandi, entenderam a importância desse projeto para a região’, salienta o vice-prefeito.

Concretização de um sonho

Leozildo enaltece ainda que o início das obras para a mudança do traçado na via onde a usina será instalada é o primeiro passo para a concretização de um sonho. ‘Todas as pessoas que trabalharam nesse projeto nestes cerca de 20 anos são importantes para estarmos aqui hoje’, enfatiza.

O prefeito Ernani Forneck, que na manhã desta sexta-feira, dia 27, esteve com Leozildo no local onde a usina será instalada, também comemora o início dos trabalhos no local. ‘Uma obra tão esperada e falada nos últimos anos está começando a sair do papel. A gente só tem a agradecer a todos os envolvidos, pois estamos dando um passo fundamental para o presente e, principalmente, o futuro da nossa cidade e toda a região’, comemora Ernani.

Ernani e Leozildo agradecem ainda ao ex-vereador José da Silva (Bolacha) pela doação da área de terras que possibilitará a mudança no traçado da estrada e, consequentemente, a construção da usina do biodigestor.