Notícias / Agricultura / 13 de novembro de 2023 às 18:44
O meio ambiente agradece: Cooperativa Ouro do Sul adquire desidratadora de carcaça

Está em funcionamento desde o mês de setembro a operação de um equipamento que favorece o meio ambiente de Harmonia. Trata-se de uma de desidratadora de carcaças, adquirida pela Cooperativa Ouro do Sul e instalada na Unidade de Produção de Leitões (UPL), na localidade de Vila Floresta. A máquina é a alternativa encontrada pela empresa para a destinação de suínos mortos na propriedade.
Segundo o gerente de Fomento da Ouro do Sul, o técnico em Agropecuária Eliezer Cirineu Parolin, atualmente há 4 mil matrizes alojadas na UPL, o que gera uma mortalidade média de 5 a 8% por ano. ‘Devido a isso, precisamos buscar essa alternativa, que é homologada pela Fepan’, comenta.
A partir do trabalho executado pelo equipamento, num período de 7 a 8 horas, 700 kg de carcaça animal são desidratados e tornam-se material seco, destinado exclusivamente para compostagem. ‘Não tem nada de resíduo líquido e nem odor. O material final vira adubo orgânico’, explica Eliezer. Ainda, conforme o profissional, em hipótese alguma o material desidratado deve ser destinado diretamente ao solo ou fornecido para alimentação animal de qualquer espécie.
Na tarde desta segunda-feira, dia 13, o equipamento foi apresentado ao vice-prefeito Leozildo Rodrigues Lira e ao secretário municipal de Agricultura, Antonio Kunzler. ‘Nós, como Município, ficamos felizes por ver os resultados gerados por essa tecnologia, uma vez que de 700kg de restos de animais que acabam morrendo durante o processo produtivo, temos de 5 a 6 kg que viram adubo, contribuem para o meio ambiente e ajudam a economia a circular’, enaltece Leozildo, que em nome da administração municipal, parabeniza a Cooperativa pelo investimento.