Notícias / Saúde / 29 de novembro de 2023 às 09:30

Programação reforça a importância da prevenção

Um público formado por cerca de 80 harmonienses participou do evento alusivo às campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul na noite desta terça-feira, dia 28. Promovida pelas Secretarias Municipais de Saúde e de Assistência Social, a atividade teve como objetivo principal deixar a população informada e conscientizada sobre o câncer de mama e de próstata. Entretanto, os homens e mulheres que foram ao Centro de Convivência do Parque Municipal retornaram para casa com muitas lições a mais.

Durante a sua palestra, o médico William Schwertner, que atua no Centro de Saúde de Harmonia, apresentou aos participantes dicas para envelhecer bem e com saúde. O médico também esclareceu dúvidas, destacou a importância do casal se dar bem, conversar e ter fé. ‘É muito importante que os cuidados com a nossa saúde não sejam somente nestes meses em que ocorrem as campanhas de conscientização. Temos que cuidar de nós mesmos todos os dias, com hábitos simples, mas que fazem a diferença para vivermos mais e melhor’, ressaltou William.

Logo após, foi realizada uma gincana com exercícios físicos. A atividade foi liderada pela educadora física Laiana Pretto. ‘A gincana envolveu o público presente, com brincadeiras que animaram a programação’, cita Laiana. Ao final da programação, foi servido um lanche ao público que participou.

O prefeito Ernani Forneck ressaltou a importância de todos se prevenirem ou agirem antes que as doenças se agravem. ‘Novembro já está acabando, assim como outubro já passou, mas os aprendizados repassados hoje, deverão ficar como lição para o resto de nossas vidas. Afinal, cuidar da nossa saúde é um compromisso que deve ser diário e constante’, enfatizou o prefeito, que agradece a toda equipe das secretarias de Saúde e Assistência Social pela organização do evento.